sexta, 28 de novembro de 2025
Publicado em 28 nov 2025 - 17:54:54
A afirmação foi feita a emissora local de rádio durante evento
Hernani Corrêa
A EPR Litoral Pioneiro celebrou em evento com autoridades, o início da duplicação de 50 quilômetros da BR-153, entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina na manhã de sexta-feira.

Na ocasião, o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, informou em entrevista à emissora de rádio de Ourinhos (Melhor FM), que será construída outra praça de pedágio uns três ou quatro quilômetros para dentro do Paraná, liberando a praça de pedágio de Marques dos Reis.
Ainda segundo o prefeito, “haverá uma transformação, vamos corrigir um erro do passado de um pedágio que tinha muitos vícios”.
NOTA DA REDAÇÃO – O trecho que liga Ourinhos a Cambará, Andirá e outras cidades ainda é penalizado pela construção da mesma praça pedágio. Agora só falta reativar a praça de pedágio em Andirá e retirar definitivamente esta praça de Ourinhos, que já causou inúmeros prejuízos à população de Ourinhos e região.
Assessoria de Comunicação
A EPR Litoral Pioneiro celebra o início da duplicação de 50 quilômetros da BR-153, entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, em evento que reuniu autoridades estaduais, lideranças regionais e representantes das comunidades atendidas.
A obra integra o investimento de R$ 1,5 bilhão da concessionária para as obras de ampliação das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369, que têm entrega prevista para 2027.
A duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina atende a uma demanda histórica das comunidades do Norte Pioneiro do Paraná. Esta intervenção inicia um ciclo de investimentos que gera cerca de 10 mil empregos.
A BR-153 forma a Transbrasiliana, um eixo estratégico para a integração Norte-Sul do país.

IMPACTO DA OBRA – Durante o lançamento, o diretor-presidente da EPR, José Carlos Cassaniga, destacou o impacto da obra para o desenvolvimento regional e para os próximos anos de concessão: “A duplicação da BR-153 é o primeiro investimento de ampliação de capacidade da EPR no Paraná e reforça nosso papel no ciclo de transformação da infraestrutura rodoviária do Estado. Este corredor é essencial para o agro e para a ligação entre Sul e Sudeste, e sua modernização fortalece a competitividade regional, gera empregos e amplia oportunidades. É uma entrega que materializa nosso compromisso com segurança, desenvolvimento e prosperidade compartilhada para as comunidades atendidas.”
RECURSOS FINANCEIROS – A estruturação financeira desse programa de investimentos foi realizada em parceria com o BNDES, com o financiamento de R$ 6,4 bilhões para o projeto, sendo R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em debêntures incentivadas.
Esse financiamento garante o ciclo de obras da EPR Litoral Pioneiro, que prevê 350 quilômetros de duplicações, 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais, em um total de R$ 12,4 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos da concessão.
TRANSFORMAÇÃO EM MOVIMENTO – A etapa contratual de ampliação de capacidade é a fase que vai mobilizar os principais investimentos da EPR Litoral Pioneiro, com trabalhos do 3º até o 8º ano do contrato.
O QUE JÁ FOI FEITO – No 1º ano, quando são realizados os trabalhos iniciais para garantir condições adequadas para o tráfego nas rodovias sob concessão, a concessionária atuou na realização de manutenção e reparos no pavimento, melhoria na sinalização, recuperação de pontes e viadutos e implantação do atendimento operacional 24 horas.
Grande parte das entregas foi concluída no primeiro mês de trabalho. Também foi realizada a entrega da solução definitiva para o km 40 da BR-277, que havia sofrido com deslizamentos antes do início do contrato de concessão.
Em todas essas frentes, foi priorizada a resposta rápida a solicitações de prefeitos e lideranças regionais, com antecipação de soluções em trechos mais críticos.

Mais recentemente, no 2º ano, a EPR Litoral Pioneiro iniciou os trabalhos de recuperação do pavimento, visando padrões superiores de qualidade.
Concomitantemente, a concessionária realiza a implantação dos sistemas de pesagem em movimento (HS-WIM), que elevam o controle de cargas e ampliam a segurança viária, e de ponto de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros, que proporcionará bem-estar para motoristas profissionais.
DUPLICAÇÃO DA BR-153: NOVA INFRAESTRUTURA PARA O NORTE PIONEIRO – “Esta obra é essencial para a logística paranaense. A BR-153 duplicada permite que tudo o que o Norte Pioneiro produz chegue mais rápido ao Porto de Paranaguá, com eficiência e mais segurança. Além disso, uma rodovia duplicada atrai muito investimento e com a obra trará novas empresas que irão se instalar na região, gerando empregos”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
TARIFAS MENORES – “Hoje iniciamos uma nova era da EPR Litoral Pioneiro. É o programa de concessão do Estado com o Governo Federal transformando o Paraná. Este é um momento importantíssimo deste projeto. Quero reforçar o compromisso da ANTT: tarifas médias menores do que eram anteriormente, investimentos imediatos – como é o caso da obra na BR-153 -, serviços operacionais, tecnologia, ou seja, tudo que há de melhor no mundo sendo implementado no Brasil e no Estado do Paraná”, comenta o Diretor geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
SEGURANÇA – As obras da EPR Litoral Pioneiro promovem uma transformação completa na circulação entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, ordenando o tráfego urbano e rural e garantindo mais segurança em todo o trecho. A obra implanta uma nova pista paralela, separando o fluxo por sentido, o que reduz conflitos, amplia a fluidez e melhora a experiência dos usuários.
Nos trechos urbanos, a duplicação qualifica a mobilidade local com vias marginais, ciclovias e novos acessos mais seguros. A ponte sobre o Rio Ubá também será duplicada, reforçando a capacidade estrutural da rodovia.
NOVOS DISPOSITIVOS – O projeto inclui ainda 11 dispositivos de retorno em desnível, 6 retornos em nível, 5 pontes, 4 trevos e 19 viadutos, ampliando a capacidade de manobra e reduzindo pontos de conflito.
As melhorias beneficiam tanto moradores e produtores rurais quanto o transporte de cargas e serviços essenciais, promovendo deslocamentos mais estáveis e seguros entre os dois municípios.
DIVERSAS FRENTES – As obras serão desenvolvidas em diversas frentes simultâneas. Durante a execução dos serviços, a EPR Litoral Pioneiro adotará um planejamento operacional voltado a reduzir ao máximo os impactos no dia a dia da população, com equipes dedicadas ao monitoramento constante do tráfego e à realização de ajustes sempre que necessário.
A concessionária também informará os usuários com antecedência sobre intervenções e condições de circulação por meio de seus canais oficiais — site, redes sociais e atendimento operacional.
O atendimento 24 horas pelo 0800 277 0153 permanece disponível para dúvidas, orientações e acionamentos.
OUVIDORIA ATUANTE – As intervenções seguem no modelo de atuação da EPR baseado em diálogo permanente com o território, escuta ativa e informações claras aos usuários. Esse processo sustenta a licença social para operar e orienta soluções projetadas para cada realidade local.
A modernização da BR-153 se conecta a esse propósito, ampliando segurança, fluidez e integração entre as comunidades atendidas.
Até o sétimo ano de contrato da concessionária, também serão realizados investimentos para a modernização da BR-369 e PR-092. As obras consolidam o Norte Pioneiro como um vetor de desenvolvimento, ampliando oportunidades econômicas, turísticas e de circulação regional.
As obras também beneficiam trechos urbanos, com novos dispositivos, marginais e ampliações de capacidade.
Confira o vídeo sobre a obra no link: https://youtu.be/NrFIazkso2g
SOBRE A EPR LITORAL PIONEIRO – A EPR Litoral Pioneiro, empresa do grupo EPR, é a concessionária responsável por administrar os 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro no Paraná.
Estão sob sua administração as rodovias federais BR-153, BR-277 – entre Curitiba e Paranaguá – e BR-369, as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, e as avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, que fazem o acesso ao Porto de Paranaguá. Estas rodovias percorrem 27 cidades do estado, incluindo a capital Curitiba.
O número de emergência da concessionária é 0800 277 0153, que também funciona via WhatsApp.
Acompanhe a EPR Litoral Pioneiro nas redes sociais: @epr.litoralpioneiro (Instagram e Facebook), @EPRLPioneiro (Plataforma X) e no canal no WhatsApp exclusivo para usuários (https://whatsapp.com/channel/0029VaWkVCZ3GJP6kulLJO3T).
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