quarta, 15 de janeiro de 2025
Publicado em 24 abr 2017 - 12:15:51
Rose Pimentel Mader
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) promoveu, no dia 10 de abril, o 1º Fórum Regional de Planejamento Urbano. O evento realizado no Anfiteatro Irmãos Quagliato, na Central de Aulas 3, reuniu lideranças políticas e técnicos de várias cidades da região e foi coordenado pelo professor mestre arquiteto Gustavo Ferreira Martins Gomes.
O Fórum teve como objetivo criar um espaço para a discussão e troca de experiências sobre Planejamento Urbano para os prefeitos da região abrangida pelas Faculdades Integradas de Ourinhos. Foram convidados os prefeitos das cidades situadas até o raio de 100 quilômetros de distância das FIO, tanto no Estado de São Paulo, quanto no Estado do Paraná. O evento contou com representantes de 16 cidades, incluindo prefeitos, secretários municipais, chefes de gabinete, engenheiros, arquitetos e estudantes das áreas técnicas.
Para a realização do evento, as FIO contou com o apoio institucional da Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Agrônomos da Região de Ourinhos – AERO e do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo – CAU.
O diretor das Faculdades Integradas de Ourinhos, Bianor Costa Freire Colchesqui, presidiu a mesa principal que foi integrada pelo vice-presidente do CAU-SP, arquiteto Valdir Bergamini, pela coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, arquiteta Elisabeth Mie Arakaki; prefeito do município de Carlópolis, Hiroshi Kubo; o palestrante convidado, conselheiro do CAU-SP, arquiteto Nelson Gonçalves de Lima Junior e o coordenador do evento, professor arquiteto Gustavo Ferreira Martins Gomes.
O deputado federal capitão Augusto Rosa foi representado no evento pelo jornalista Fernando Cavezali. O comunicador Edu Bala da Web FIO foi o mestre cerimônia.
Em sua palestra o arquiteto Nelson Lima Junior apresentou a interessante experiência da última revisão do Plano Diretor da Cidade de Santos, onde é servidor da Prefeitura e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSanta.
Nelson Junior elencou todos os problemas da cidade levantados pelos diagnósticos do Plano Diretor e apresentou as propostas de enfrentamento destes problemas. Segundo o arquiteto Gustavo Gomes, a experiência de uma cidade de grande porte (430 mil habitantes) e sede de uma região metropolitana foi muito interessante para os presentes, pois todos os municípios de nossa região devem buscar aprender com os erros das grandes cidades, para evitá-los, sem precisar futuramente remediá-los.
Encerrada a palestra foi servido um coffe-break e, no intervalo, alunos e professores do Curso de Enfermagem das FIO realizaram medições de pressão arterial e testes de glicemia nos presentes ao evento.
Em seguida, o organizador do evento, professor mestre Gustavo Gomes proferiu palestra baseada nas mais recentes teorias do urbanismo do século XXI, sendo colocadas perguntas aos presentes, visando questionar os paradigmas e o senso comum relativos aos conceitos utilizados no urbanismo do século XX. O professor discutiu o papel do automóvel na cidade contemporânea, os “sonhos” das pequenas cidades de possuírem condomínios e shoppings centers e as regras do zoneamento restritivo e seus impactos no custo das cidades.
Ao final, o coordenador do evento apresentou a possibilidade de as Prefeituras estabelecerem convênios com as Faculdades Integradas de Ourinhos para a elaboração conjunta de seus Planos Diretores, de seus Planos de Mobilidade e Acessibilidade Urbana e de outros projetos urbanísticos, colocando seus professores e estudantes à disposição dos prefeitos para a solução de seus problemas de Planejamento.
Marcaram presença lideranças e técnicos das seguintes cidades: Cambará, Carlópolis, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Ourinhos, Palmital, Piraju, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Cruz do Rio Pardo, Sarutaiá, Tarumã, Timburi, Wenceslau Braz.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.