quinta, 12 de dezembro de 2024
Publicado em 14 nov 2024 - 12:21:41
Sob direção de Erika Novachi grupo passa por cidades do interior do Estado com “Sobre Nós”, que traz o jazz e a dança contemporânea para a cena; a entrada é gratuita
Marcela Benvegnu e Patricia Farhat
Depois de apresentações nas cidades de Marília, Garça, Cerquilho, Franca, Valinhos, Votorantim e Indaiatuba, no próximo dia 16 novembro (sábado), às 16h, no Teatro Municipal Miguel Cury, é a vez da cidade de Ourinhos receber um dos mais importantes grupos de dança do Estado de São Paulo para uma apresentação gratuita.
A Galpão 1 Erika Novachi apresentará ao público local uma experiência única de sensibilidade e poesia, com “Sobre Nós”, espetáculo de dança, que mergulha nas memórias, emoções e silêncios que atravessam nossas vidas, compondo uma reflexão sobre os encontros, despedidas e a eterna busca por pertencimento.
O espetáculo conta com recursos de acessibilidade comunicacional com audiodescrição e janela de Libras.
COREOGRAFIA ENVOLVENTE – No palco, os bailarinos, guiados por uma coreografia envolvente assinada por Erika Novachi, Binho Pacheco e Jhean Allex, exploram a relação entre o passado e o presente, a partir de músicas icônicas como “Como Vai Você” e “Evidências”, de Roberto Carlos, e peças eruditas de Villa-Lobos, como “Bachiana Brasileira n° 2 – O trenzinho do Caipira” e “Bachiana Brasileira n° 1: Prelúdio Modinha”, além de composições consideradas ícones da nossa música: “As Canções que Você Fez Para Mim”, de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, “Evidências”, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle; “Você Me Vira a Cabeça”, de Alcione e “Não Se Esqueça de Mim”, de Nana Caymmi.
MOVIMENTOS PENSADOS – Cada movimento é pensado para conectar a plateia às suas próprias memórias, num verdadeiro mergulho nas histórias que todos carregamos, sob as linguagens do jazz dance e da dança contemporânea. Segundo Erika Novachi, a circulação pelo interior é um momento especial para a companhia. “Levar o espetáculo para fora dos grandes centros urbanos é uma oportunidade de criar uma troca genuína com o público. A energia das cidades menores, o carinho da plateia e as histórias que compartilhamos em cada lugar enriquecem ainda mais a nossa proposta artística”, afirma a diretora. Para Erika, o espetáculo tem uma capacidade de tocar as pessoas de diferentes formas. “Cada apresentação tem algo de único, porque a recepção do público é sempre muito pessoal. Acredito que ‘Sobre Nós’ nos conecta com o que há de mais íntimo e humano, e isso se reflete em cada cidade por onde passamos. A obra fala de nós, como pensamos, vivemos e construímos relações”, conclui.
ACESSIBILIDADE – O espetáculo também se destaca por sua acessibilidade comunicacional, oferecendo recursos como audiodescrição e janela de Libras, para garantir que todas as pessoas possam ter acesso a apresentação. Segundo a diretora “a inclusão sempre foi um valor fundamental em nosso trabalho. Queremos que todos possam se conectar com a mensagem do espetáculo, independentemente de suas condições sensoriais. A dança é uma linguagem universal, e por meio desses recursos, podemos garantir que ela realmente seja acessível a todos. Isso é parte essencial da nossa missão artística”, fala Erika.
AULA ABERTA – O espetáculo também oferecerá aulas abertas em todas as cidades, proporcionando um contato ainda mais próximo com o público local e permitindo que os artistas da cidade entrem em contato com a linguagem da Galpão 1. Em Ourinhos, ela acontece às 9h30, com Leandro Peron, bailarino do grupo, na Escola Municipal de Bailados de Ourinhos – Centro Cultural Tom Jobim (rua 13 de maio, 300).
A aula é gratuita e informações sobre vagas e horário podem ser obtidas pelo e-mail galpao1ciadedanca@gmail.com
CALENDÁRIO – O grupo ainda deve passar por São Sebastião (23/11). Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
SERVIÇO: “Sobre Nós” com a Galpão 1 Erika Novachi.
Dia 16 de novembro, sábado, às 16h, no Teatro Municipal Miguel Cury (R. Nove de Julho, 496 – Centro, Ourinhos).
Entrada gratuita.
Duração: 45 minutos.
Classificação livre.
Espetáculo com recursos de audiodescrição e libras.
DIREÇÃO ARTÍSTICA – Erika Novachi é professora e coreógrafa de lyrical jazz. Diretora artística da Galpão 1 é formada em Educação Física e teve como grande mestra Rose Calheiros.
Foi Secretária de Cultura da cidade Indaiatuba de 1997 a 2018. Ministra materclasses e residências de lyrical jazz no Brasil e no exterior, com passagens como professora convidada pela na Broadway Dance Center, em Nova York (2017), pela Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia (2018) e pela West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra (2018).
Entre 2010 e 2014, 2023 e 2024 foi professora de lyrical jazz, no Festival de Dança de Joinville, onde também foi jurada do gênero. Seu grupo participou como convidado em diversas aberturas do Passo de Arte Grand Prix nas noites de jazz.
Entre suas últimas criações destacam-se: um trecho de “Concerto Berstein 100” (2018) para a São Paulo Companhia de Dança e “Music, Body and Soul” (2021) para a Raça Cia de Dança dentro do Projeto Raça por Elas.
Em 2021 ministrou uma residência de aulas de lyrical jazz na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e no Summer e Winter da Royal Academy of Dance Brasil. No ano de 2023 fez parte da Consultoria de Formação do 40° Festival de Dança de Joinville e foi uma das curadoras do eixo de Extensão Cultural da São Paulo Escola de Dança (2023-2024).
É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.