segunda, 01 de setembro de 2025

GCM forma as primeiras turmas de alunos do Projeto Sementes de Ouro em 2024

Publicado em 24 jun 2024 - 12:08:38

           

A primeira cerimônia festiva aconteceu na Escola “Jandira Lacerda Zanoni”, na última terça-feira, 18

Fernando Ribeiro e Fernando Lima

Aconteceu nesta terça-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Jandira Lacerda Zanoni”, no Jardim Itamaraty em Ourinhos, a formatura da primeira turma do Projeto Sementes de Ouro de 2024. O projeto é desenvolvido pela GCM – Guarda Civil Municipal de Ourinhos em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

O PROJETO – Realizado desde 2023, o projeto é um sucesso entre as crianças e famílias.  O nome sugestivo – Sementes de Ouro – tenta transmitir a intenção do projeto, que é fazer germinar sementes de um bom cidadão. Participam alunos da 5ª série, faixa etária de 10 a 12 anos.

Durante toda a execução do trabalho com as crianças, os guardas civis apresentam aulas que possuem temas diferentes: “GCM Ourinhos e sua história”, “Respeito é bom e em todo lugar”, “Visita à base da GCM”, “História de Ourinhos” (cidadania e civismo), “Semeando um bom cidadão” (Tampinha legal), “Acidentes domésticos e o uso do cerol”, “Conhecendo minhas emoções” (foram escritas mais de 380 cartas para os flagelados do Rio Grande do Sul), “Educação e vivência no trânsito” (aulas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal) e “O que as drogas podem fazer comigo?” (drogas lícitas e ilícitas).

Foram 15 horas de curso, mais de 450 alunos participaram e foram divididos em sete escolas municipais de Ourinhos, com encontros semanais. Todos receberam certificado de conclusão.

No tema “Tampinha Legal”, os alunos juntaram 700 kilos de tampinhas que serão doados à APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ourinhos para a aquisição no futuro de cadeiras de rodas.

O GCM Teixeira, um dos instrutores do curso, juntamente com a GCM Tavares, falou com a reportagem do Negocião e explicou a importância do Sementes de Ouro “Este projeto é muito importante não só pra nós, mas para a população, porque nós instruímos o futuro da nossa nação, que são as crianças, são eles que serão os futuros guardas civis, policiais, professores e cidadãos”.

PREMIAÇÕES – Os três primeiros alunos de cada sala foram homenageados e ganharam prêmios. Os primeiros e segundos lugares foram premiados com uma viagem cultural para a Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga e os terceiros lugares receberam um troféu.

A avaliação dos alunos ocorre por diversos critérios como: uso de uniforme escolar, comprometimento, disciplina, não ter intercorrência nas escolas, além de uma avaliação aplicada no projeto.

PRÓXIMAS TURMAS E FORMATURAS – As próximas turmas do Projeto Sementes de Ouro se iniciam em agosto, em cinco escolas municipais da cidade.

Nessa semana, já foram realizadas as cerimônias de formatura dos alunos da Escola Miguel Farah, Jardim Ouro Verde, dia 19, quarta-feira; dia 20, quinta-feira, na Escola Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro, Parque Minas Gerais; no sábado, dia 21, na Escola Drº Salem Abujamra no Conjunto Habitacional “Orlando Quagliato”.

Na próxima segunda-feira, dia 24, segunda-feira, acontecerá a cerimônia na Escola Pedagogo Paulo Freire, no Jardim São Carlos; dia 25, terça-feira na Escola Professor Jorge Herkrath, no Parque Pacheco Chaves; dia 26, quarta-feira, na Escola Dorothildes Bononi Gonçalves, na Vila São José.

A CERIMÔNIA NO “JANDIRA” – Representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Educação, Câmara Municipal e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente estiveram presentes no evento realizado na quadra da escola. Daniel Domingos, da Secretaria de Comunicação, foi o mestre de cerimônia.

Os alunos de cinco salas de aula das professoras Jucimara, Lygia, Bianca, Lúcia e Érica entraram por turma, sendo saudadas por todos os presentes. Após a entrada das bandeiras, execução dos Hinos Nacional e de Ourinhos, a diretora da escola, Josicléia deu boas vindas a todos e parabenizou os alunos.

Em seguida, o coronel Elvis Botega da Secretaria da Segurança Pública fez seu pronunciamento, seguido de Lucimara, secretária municipal de educação.

MASCOTE ZOE – Um dos pontos altos da cerimônia foi a entrada da mascote Zoe, boneca símbolo da GCM. Pulando e dançando, a personagem contagiou os alunos e foi aplaudida efusivamente.

PRÊMIOS E CONTEMPLADOS – Na sala 501, os alunos Eloisa Godoi e Jorge de Oliveira ganharam a viagem e Anelise foi Destaque; na sala 502, Kave Leonardo e Thaís Gabriele ganharam a viagem e Nicoly Pascoal foi Destaque; na sala 503, Ana Carolina e Mikael Cornieri irão viajar à Pirassununga e Pietra foi o Destaque; já na 504, irão viajar Miguel R. Branco da Silva e Beatriz Rodrigues, sendo Vitor Sanches o Destaque; por último, na Sala 505, Vitória Alexia e Gustavo Pinheiro ganharam a viagem e Eduarda foi o Destaque.

HOMENAGENS E GRITO DE GUERRA – No final, autoridades receberam homenagens de participação. Encerrando o evento, GCM Tavares colocou todos os alunos em posição de sentido e foi feito o “grito de guerra” com os formandos.

Todos os alunos formandos fizeram questão de posar para fotos com a mascote Zoe.

PreviousNext

 

Imagens: Negocião.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.