terça, 21 de janeiro de 2025

Homem se passa por médico e aplica golpe de mais de R$ 1 mil em mãe de paciente internado no Hospital de Base em Bauru

Publicado em 14 jan 2025 - 12:10:23

           

A Famesp, que administra o hospital, soltou nota orientando a população

 

Fernando Lima

 

Um homem, se passando por médico, enganou a mãe de um paciente internado no Hospital de Base em Bauru (SP) e a convenceu a fazer pagamentos que totalizaram mais de RS 1.000,00 para compras de medicamentos no último sábado (11).

A Famesp, que é gestora do hospital, registrou um boletim de ocorrência e emitiu uma nota, onde  reforça que o Hospital de Base de Bauru (HBB) é uma unidade 100% vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que, sob nenhuma circunstância, solicita pagamentos para procedimentos, medicamentos ou qualquer outro tipo de atendimento. Todas as necessidades dos pacientes são atendidas gratuitamente.

O homem que se identificou como “Dr. Felipe Oliveira”, entrou em contato com a mãe de um paciente internado no HBB, alegando que os níveis de linfócitos do paciente estavam baixos e que seria necessária a administração de ampolas de “hemoglobina” para melhorar a condição clínica.

O golpista afirmou que as ampolas poderiam ser adquiridas por meio de um representante comercial da suposta empresa e convenceu a mãe do paciente a realizar diversos pagamentos via Pix, no valor de R$ 187,00 cada ampola. Para dar credibilidade à ação, ele utilizou o nome de uma grande fabricante de medicamentos, induzindo a vítima ao erro. Infelizmente, a mãe efetuou os pagamentos sem desconfiar da fraude.

A Famesp ainda disse em comunicado: “Diante de episódios como esse, a Famesp orienta que qualquer tentativa de golpe seja imediatamente comunicada à Polícia Civil, por meio do registro de um boletim de ocorrência. Denúncias ajudam a identificar e deter os responsáveis por fraudes que utilizam nomes de instituições de saúde”.

Reforço de cuidado

O órgão ainda informou que pacientes e familiares devem permanecer atentos e desconfiar de qualquer contato telefônico ou mensagem solicitando transferências financeiras em nome de médicos ou da equipe do Hospital. “Em caso de dúvidas, a recomendação é entrar em contato diretamente com a unidade hospitalar para confirmar a veracidade das informações“, disse em nota.

E finalizaram: “O Hospital de Base de Bauru e a Famesp lamentam profundamente o ocorrido e seguem empenhados em orientar a comunidade para evitar que novas vítimas sejam prejudicadas”.

Foto: Reprodução.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.