terça, 21 de maio de 2024

Homenagem do Curso de Ciências Biológicas da  UNIFIO ao Dia da Árvore

Árvores: Gigantes, Gentis e Generosas…

 

Da redação

 

No dia 21 de Setembro de cada ano, o Dia Nacional da Árvore celebra os maravilhosos presentes que as árvores dão.

As árvores fornecem mais do que apenas belas paisagens e um dossel sombreado em um dia ensolarado. Elas desempenham um papel significativo na redução da erosão e moderação do clima, além de nos fornecer oxigênio. Grandes quantidades de carbono são armazenadas em seus tecidos à medida que as árvores removem o dióxido de carbono da atmosfera. Também fornecem habitat e estrutura para comunidades em equilíbrio.

 

Todos gostam de sombra mas poucos cuidam das árvores

 

Estes seres tão importantes habitam a Terra há mais de 300 milhões de anos, o que ajudou a transformar os ambientes para a vida terrestre. Elas alimentaram, abrigaram e nutriram inúmeros seres vivos ao longo do tempo – incluindo nossos próprios ancestrais.

A maioria das espécies de árvores tende a ter vida longa. Algumas árvores vivem vários milhares de anos.

A forma como as árvores são utilizadas e manejadas mudou nos últimos tempos, bem como a relação do homem moderno que não vive em árvores, o que não quer dizer que podemos viver sem elas.

 

E a natureza resiste soberana ao concreto

 

Cerca de 3 trilhões de árvores existem atualmente, enriquecendo habitats desde florestas antigas até as ruas das cidades, porém atividades como desmatamento e queimadas trazem muitas recompensas de curto prazo em detrimento dos riscos a longo prazo, como por exemplo contribuir para as mudanças climáticas.

A ciência tem nos ensinado formas mais sustentáveis de nos relacionarmos com as árvores e a utilizarmos os inúmeros recursos que elas nos fornecem, que são uma parte vital da natureza.

Comemore o Dia da Árvore de maneira pessoal, plantando você mesmo uma árvore! É um ato de otimismo e bondade, um trabalho de amor e um compromisso com a vida. Aproveite o ar livre. Visite um parque local ou faça uma caminhada pela natureza e contemple esses belos gigantes.

 “Outros feriados repousam sobre o passado; o dia da árvore propõe o futuro. ”

– Julius Sterling Morton, jornalista e político americano, que em meados de 1858 plantou milhares de árvores e também o propositor do Dia da Árvore.

(Texto da professora dra. Carolina da Silva Souza Gessner)

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.