quarta, 05 de fevereiro de 2025
Publicado em 26 ago 2016 - 04:29:07
Marcília Estefani
A vaidade é uma característica de todo ser humano mas as mulheres sempre a expressaram com muito mais naturalidade. No entanto, em nossa sociedade moderna este quadro vem mudando e os homens têm demonstrado mais a sua vontade de serem atraentes e se cuidarem. Assim, o homem moderno procura melhorar sua autoestima e conquista mais autoconfiança em sua vida pessoal e profissional. A vaidade masculina só evoluiu, e já não é exceção.
Na verdade, a descoberta da vaidade dos homens nos tempos mais recentes veio à tona com o surgimento do termo metrossexual, criado pelo escritor inglês Mark Simpson. Significa, ao pé da letra, um homem urbano preocupado com sua aparência, ou seja, vaidoso ao extremo, como o autor mesmo define. Mas foi em 2002 que o uso se popularizou, quando Simpson apontou o jogador David Beckham como um ícone dos metrossexuais.
Porém, a ala masculina não gosta desse termo, por considerar um tanto quanto pejorativo. Quem é metrossexual assumido não liga de ser chamado assim, mas os que buscam melhorar sua autoestima podem até ficar inibidos ao ouvir falar dessa categoria. A postura de assumir que gostam de se cuidar e de se arrumar surgiu entre os homens, de forma mais assumida, nos últimos 10 anos.
Além das academias, muitos homens também buscam os tratamentos estéticos, que estão em alta para o público masculino. Já é bem comum encontrar homens que cuidam melhor do cabelo com cremes especializados e cortes profissionais, fazendo as sobrancelhas e as unhas de forma a conseguir um aspecto mais limpo e bem cuidado. A depilação masculina e os cuidados com os pelos do corpo, inclusive os cabelos, se tornaram não apenas vaidade, mas uma questão de higiene básica, que ajuda não apenas na aparência física, mas na autoconfiança que um homem precisa para fazer amigos, crescer na carreira e conquistar pessoas.
A moda é algo que os homens também passaram a acompanhar mais de perto, pois roupas e acessórios fazem a diferença. Pulseiras, anéis e cordões não são mais exceções nas ruas e baladas, mas uma regra a ser seguida para aqueles que querem estar na moda. É lógico que ninguém tem que anular seu estilo pessoal para estar na moda, mas sim estar atento e usar o bom senso para que seu estilo não seja extravagante mas sim, sedutor e conquistador.
Até pouco tempo, era muito difícil ver um homem no mesmo salão de beleza das mulheres. Quando muito, havia pequenas salas reservadas a alguns deles que, preocupados em acompanhar a moda, buscavam um corte de cabelo mais fashion ou queriam fazer as unhas discretamente. Ainda existem cabeleireiros que reservam uma sala para a ala masculina, mas em geral, hoje em dia, o espaço é dividido com o público feminino sem qualquer problema. Afinal, homem também pode ser vaidoso. E não precisa ter vergonha de mostrar que é.
Elaine Souza, designer de sobrancelhas, estabelecida no Mercado Municipal de Ourinhos, diz que vem aumentando dia a dia a procura de seus serviços pelo sexo masculino, que antes da vaidade propriamente dita, o que eles buscam é sentir-se bem. “Já não é mais um sacrifício para eles tirar a sobrancelha e muitos já são adeptos da depilação, até por uma questão de higiene e bem estar”.
Devido a essa mudança de cenário, o mercado especializado na vaidade masculina começou a crescer de forma agressiva. É cada vez mais comum o surgimento de produtos específicos como shampoos, pós-barba, perfumes, desodorante e até maquiagem, exclusivos para os homens. Serviços como depilação, esfoliação, massagens e até os cuidados com as unhas foram adaptados para eles também.
Diego Oliveira, cabeleireiro e proprietário do salão Fashion D, na Av. Luiz Saldanha Rodrigues, afirma que tem uma clientela masculina muito extensa, composta por homens de todas as faixas etárias, que buscam melhorar a sua aparência com cortes de cabelos modernos, que consomem produtos específicos para seu tipo de cabelo, para evitar a calvície e que tanto como as mulheres, também fazem tinturas, progressiva, relaxamento e hidratação. “Acima de uma boa aparência, os homens hoje buscam melhorar sua qualidade de vida, e também seus relacionamentos profissionais e pessoais”.
Só que parece que não é só a vaidade que o homem vem mudando, uma maioria vem se tornando mais sensível e compreensível com os assuntos relacionados as mulheres, percebendo que não existe competição entre os sexos e passando a respeitar as diferenças, a ser mais companheiros, além de admirar as semelhanças.
Tornou-se algo comum entre os homens ter essa preocupação pela beleza, e isso faz bem a autoestima deles tanto quanto a da mulher. É importante se sentir bonito, por isso não tem motivos para ter preconceito. O importante é não haver exageros e fazer as coisas que os permitam se sentir melhor, desde escolher passar horas na academia até o melhor estilo de roupa e de corte de cabelo.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.