domingo, 08 de setembro de 2024
Publicado em 03 jul 2015 - 03:44:33
Hernani Corrêa
Na segunda-feira, dia 29/06, a Santa Casa de Ourinhos lançou a nível local, o Movimento Nacional ‘Acesso à Saúde – Meu direito é um dever do governo’. A ação marca o início do movimento que tem o objetivo de divulgar a realidade das instituições filantrópicas e promover a mobilização nacional em torno do tema.
Atualmente, a rede hospitalar no Brasil entre hospitais filantrópicos e Santas Casas, compreende 1.753 unidades de atendimento, com mais de 170 mil leitos, sendo que 74% são ocupados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Toda esta estrutura emprega atualmente 480 mil profissionais e 140 mil autônomos.
Nos Estados, os gestores estão fazendo cortes de até 30% na contratação de serviços de saúde, prejudicando os atendimentos, manutenção e gestão dos hospitais que atendem o SUS. “Diversas entidades sofrem diariamente o risco de fecharem as portas. Operando no vermelho elas tentam garantir um bom atendimento mesmo sem recursos. Na nossa região, Santa Cruz, Bernardino, Salto Grande e outras estão quase fechando as portas”, afirmou Celso Zanuto, presidente da Associação Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos.
Todos os municípios do Brasil que aderiram ao Movimento Nacional promoveram ações neste dia, chamado de ‘Dia D da Saúde Municipal’. No estado de São Paulo, cerca de 50 entidades realizaram algum tipo de ação. N¬o dia 13 de Julho, a ação será promovida nos estados e em 04 de Agosto, uma grande paralisação em Brasília está programada no Dia D da Saúde.
Em Ourinhos, Dom Salvador Paruzzo, bispo da diocese de Ourinhos, abriu o ato no auditório da Santa Casa com a benção, demonstrou apoio e fez o compromisso de divulgar o movimento à todas as cidades.
Cerca de 2.000 hospitais estão em dificuldades no Brasil, segundo Zanuto. “A Santa Casa de Ourinhos não deve a ninguém, somente ao BNDES e consegue equilibrar as contas porque aplica o lucro que obtém dos convênios particulares todo no SUS”, explica.
Pela tabela SUS, os hospitais têm geralmente um prejuízo em torno de 40%. “Não somos a diretoria do cimento como muitos pensam, mas estamos modernizando e equipando a Santa Casa com recursos que vamos buscar constantemente em Brasília através de deputados”, afirmou o presidente da entidade.
Boas novas – “Em breve, teremos um novo centro cirúrgico que não encontraremos outro melhor num raio de 150 km e temos sinais de que a Oncologia será credenciada ao SUS, evitando que milhares de pessoas viajem para outras cidades. Na alta complexidade em Ortopedia, outra grande vantagem após o credenciamento, pois é um setor onde somos melhor remunerados pelo governo. Tudo isto será realidade em breve”, comemorou Celso.
IBM – Segundo Zanuto, representantes da IBM – gigante indústria de máquinas e equipamentos de informática no Brasil, estiveram na cidade de Ourinhos recentemente e estudam a possibilidade de instalar um centro de distribuição na cidade. “Para termos a ideia do potencial que temos, com as melhoras que fizemos na parte estrutural da Santa Casa. Se eles tivessem visto as paredes todas mofadas como eram antes, não dariam crédito”, disse.
Pronto Socorro – “Nós sabemos da reclamação da população em relação ao Pronto Socorro, mas fomos obrigados a fechar porque, para ser hospital estruturante como somos, um dos poucos considerados hoje e continuar a receber atenção especial e investimentos do governo do estado, só podemos atender mesmo quem chega morrendo”, explicou Zanuto.
O Movimento Nacional ‘Acesso à Saúde – meu direito é um dever do governo’, que terá o ápice da ação nacional em 4 de agosto, deverá culminar com uma grande caravana de ônibus que sairão de todas as partes do país e irão até Brasília neste dia com milhares de manifestantes.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.