segunda, 04 de novembro de 2024
Publicado em 31 jul 2018 - 01:50:04
Da redação
Nesta terça-feira, 31 de Julho, celebramos os 64 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado em Ourinhos. A imagem foi encontrada no episódio que marcou a história da nossa cidade. Em comemoração será celebrada esta noite, com início ás 19h30, uma missa solene com a participação de fieis da comunidade católica da cidade e região.
A HISTÓRIA – Na tarde de 31 de julho de 1954, uma imensa bola de fogo tomou conta de oito vagões de combustível. O incêndio começou por volta das 15h, depois do choque entre um caminhão e um dos vagões-tanque. Houve uma grande explosão, onde três pessoas morreram carbonizadas. O fogo colocou em risco um depósito de combustível perto da antiga fábrica de óleo da Sociedade Algodoeira Brasileira (Sanbra). Minutos depois do trágico acidente, um vento forte soprou as chamas para o lado contrário dos tanques de gasolina, evitando que as labaredas chegassem a um conjunto de casas e o depósito. Voluntários juntamente com uma guarnição do Corpo de Bombeiros deslocada de São Paulo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), controlaram o fogo em dois dias. Na operação de rescaldo foi encontrada no meio dos escombros de um dos vagões a imagem de Nossa Senhora Aparecida intacta, dentro de uma caixa de madeira. Na época, a população viu o caso como um milagre divino.
Após o incêndio, a imagem foi retirada dos escombros, “entronizada” em um hospital como santa protetora com interferência do então prefeito de Ourinhos Domingos Camerlingo Caló. Daí se iniciou o culto a Nossa Senhora do Vagão Queimado, que demorou 50 anos para ser aceita pela alta cúpula eclesiástica católica.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.