sábado, 07 de setembro de 2024
Publicado em 07 out 2016 - 04:36:36
Rose Pimentel Mader
A Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e do Colégio Santo Antônio Objetivo está de luto com o falecimento de seu vice-presidente Nildo Ferrari. A comunidade ourinhense perdeu um dos principais empresários de seu tempo e uma grande liderança comunitária que participou e influenciou a história e o desenvolvimento econômico e social da cidade e, especialmente, a área educacional. Nildo Ferrari escreveu uma bela história de vida, como cidadão, pai de família e líder empresarial e, movido pelo amor à cidade e entusiasmo, trabalhou incansavelmente, ao lado do companheiro, industrial Roque Quagliato, para que a Fundação Mofarrej, se transformasse num pólo educacional de excelência. Foram 28 anos de muita luta e trabalho que resultaram na construção de uma das mais importantes e respeitáveis instituições do Oeste Paulista e do Estado de São Paulo, cuja qualidade de ensino é atestada e comprovada pelos melhores conceitos dos órgãos nacionais da educação e que hoje atende milhares de estudantes de pelo menos uma centena de cidades paulistas e do Norte do Paraná. Como dirigente da FEMM deu uma contribuição inestimável: ajudou a formar várias gerações – da Educação Infantil ao Ensino Superior – concretizar sonhos e deixou um legado inesquecível: a oportunidade do conhecimento, herança mais valiosa para a prosperidade do ser humano e de um País. Nildo Ferrari foi eleito, pela primeira vez, presidente da FEMM, no dia 22 de abril de 1989. Exerceu o cargo em diversas oportunidades, posteriormente a presidência passou a ser exercida por Roque Quagliato, sendo Nildo, o vice-presidente. Em todas as eleições, desde então, ambos foram eleitos por unanimidade pelos membros da assembléia de mantenedores, constituída por autoridades municipais e representantes de todos os segmentos da comunidade ourinhense.
A última homenagem – O industrial Nildo Ferrari, diretor da Caninha Oncinha (Ourinhos) e diretor presidente da Cervejaria Spoller, com sede em Londrina (PR), morreu aos 71 anos, na terça-feira, 4, no Hospital Albert Eisntein, em São Paulo, onde estava internado há vários dias e foi sepultado na quarta-feira, às 11 horas, no Cemitério Parque Memorial Garden. A Fanfarra do CSA Objetivo, que ajudou a reestruturar era uma de suas paixões e leva seu nome, lhe dedicou a última homenagem tocando “Além do Arco Iris”, sob a regência do professor Leandro Bispo de Santana e na sequência, o maestro Wilson Roberto Pereira tocou Silêncio, emocionando os familiares, amigos, colaboradores de suas empresas e uma expressiva representação das FIO, do CSA Objetivo e da comunidade ourinhense que acompanharam o sepultamento. A música e os aplausos expressaram o sentimento e o reconhecimento de todos os presentes.
A tradição de uma família – Nildo Ferrari deixou a esposa Vildenice Barbosa Ferrari, o filho industrial Nilo Ferrari Neto, a nora Milene e as netas Nicole e Caroline; Sabrina e Stefany, filhas de Vanessa Ferrari (falecida). Nildo pertencia a uma família de pioneiros de Ourinhos, neto de Italo Ferrari e Hermínia Crivelari Ferrari, imigrantes italianos, que vieram para Ourinhos em 1915, e se instalaram na avenida Jacinto Sá, para trabalhar no ramo de bebidas, local onde a família construiu a centenária Caninha Oncinha; filho de Nilo Ferrari e de Luiza Moia Ferrari.
Cidadão Benemérito de Ourinhos – Em agosto de 1999, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Benemérito de Ourinhos, pelos relevantes serviços prestados ao município e à população ourinhense, cujo Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do então vereador Múcio Correia da Silva, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
O amor pelo Colégio Santo Antônio – Entre tantos orgulhos, Nildo cultivava um em especial, o de ter sido aluno do tradicional colégio das Irmãs, o Colégio Santo Antônio e do Conservatório Musical Santa Cecília. Assim como o Colégio, o amor pela música estava no sangue. Nildo amava a música, tocava piano, participou de orquestras, e cuidou com grande carinho para que essas instituições tivessem suas tradições mantidas e preservadas. E fez isso como se fosse uma missão abraçada por toda a sua família. E o ex-aluno não só cuidou do Colégio mas de toda a instituição de maneira admirável.
A Educação como herança maior – Com o mesmo amor e dedicação com os quais zelou pelo nome da família, suas tradições e empresa que herdou, Nildo cuidou da FEMM. Ao lado de Roque Quagliato realizaram um trabalho extraordinário, reconhecido e elogiado por toda a comunidade ourinhense. Em 28 anos de gestão juntos, modernizaram e transformaram o Colégio Santo Antônio, construíram uma nova Escola de Educação Infantil que leva o nome de Vanessa Ferrari, construíram um Campus Universitário dotado de toda estrutura física, tecnológica e pedagógica para a formação profissional de seus acadêmicos, adquiriram o prédio do Colégio Santo Antônio Objetivo, um patrimônio de grande valor cultural para a cidade e buscaram para integrar seu Conselho Diretor, quadro funcional e o corpo docente da instituição, lideranças comunitárias, profissionais, professores e colaboradores habilitados e qualificados não apenas na área pedagógica, mas que comungassem dos mesmos ideais de oferecer às crianças, aos jovens e a todos que buscam no Colégio e nas FIO a sua formação profissional, um ensino de qualidade, compatível com as necessidades do nosso tempo. Nildo ao lado de Roque foi muito além do que se propôs a realizar, concretizando sonhos de muitas gerações. Deixou para todos com os quais conviveu os melhores exemplos como ser humano e um grande empreendedor e talvez a lição mais valiosa: as conquistas podem ser infinitamente maiores quando não se sonha sozinho. Deixou maravilhosas lembranças e a responsabilidade de cuidar das sementes que plantou e, certamente, vão frutificar e tornar a FEMM ainda maior, assim como os seus outros empreendimentos.
O reconhecimento da comunidade FEMM-FIO-CSA Objetivo
Presidente da FEMM industrial Roque Quagliato:
Eu e o Nildo fomos amigos de mocidade e na FEMM convivemos por mais de 28 anos. O sentimento que temos neste momento é de perda muito grande, de um amigo, leal e companheiro. Perda para a família, de um pai, esposo, avô; para a Fundação, para a cidade de Ourinhos. Nildo era uma pessoa dedicada, focada nos interesses da Fundação tanto qualitativa como quantitativamente. Era um homem de bom coração, trabalhador, empreendedor que gerou empregos e colaborou com o desenvolvimento da cidade. Quem está ganhando é o céu. Nesses anos todos, nunca discutimos ou discordamos, sempre trabalhamos juntos, acolhendo um a proposta e a idéia do outro, sempre pensando no melhor para a FEMM. Nildo vai fazer muita falta em nossas vidas e deixa uma grande saudade. A FEMM hoje é como uma orquestra com bons músicos que anda sozinha praticamente. Vamos continuar dirigindo a instituição com o mesmo amor e dedicação e, no momento oportuno, encontrar uma pessoa que também tenha desprendimento e condições de colaborar com a Educação que é uma causa nobre que precisa ser abraçada com muito amor. Ao Nildo nossa eterna gratidão e reconhecimento pelo que representa para todos que tiveram o privilégio de com ele conviver.
Professor Gustavo Teixeira Neto, gerente administrativo e financeiro da FEMM
Falar do Sr. Nildo é falar da Fundação Educacional Miguel Mofarrej, das Faculdades Integradas de Ourinhos e principalmente do Colégio Santo Antônio-Objetivo que ao lado do Dr. Roque constituem os grandes artífices deste monumento educacional que contribui muito além da região de Ourinhos, hoje. Falar do empreendedor e empresário Sr. Nildo é olhar para os profissionais que se formaram a seu lado pelas oportunidades dadas por ele nos seus diversos empreendimentos. Quantos profissionais iniciaram por suas idéias e mãos. Falar do homem é para mim falar do amigo que me incentivou em todos os momentos desde que me tornei professor das FIO, há quase vinte três anos, e depois quando me tornei gerente administrativo financeiro, naquele momento a seu convite, e quando por algum tempo quando fui diretor interino das FIO, sempre me reconheceu como profissional e principalmente me tratou de forma humana e carinhosa, como tratava a todos. Seu carisma impar, sempre cativante e alegre vai nos fazer muita falta. A todos que o estimam é dever perpetuar as suas obras fazendo sempre da melhor forma que pudermos, pois assim estaremos homenageando o Sr. Nildo. Ele está perpetuado no meu coração.
Professor Bianor Costa Freire Colchesqui, diretor das FIO:
Nildo Ferrari, nosso vice-presidente, teve e terá impacto direto na nossa vida, pois durante a sua vida, além de empresário, dedicou-se à educação. Esteve presente no dia a dia da FEMM-FIO com participação ativa e direta em todos os projetos já concretizados e os que ainda estão por vir. Deixa o legado necessário, a busca de um país com mais oportunidades para todos, que ocorre onde a educação de qualidade está presente na vida das pessoas de Ourinhos e região. Hoje estamos tristes com sua partida, mas obrigado por sua dedicação às pessoas e, principalmente, aos jovens que pela educação conseguem realizar seus sonhos. A minha eterna gratidão por conhecê-lo e compartilhar o seu sonho de fazer um mundo mais justo através da educação.
Advogado Carlos Alberto Barbosa Ferraz, assessor jurídico da FEMM:
Difícil dizer pouco sobre quem significa muito. Foi admirável por sua perspicácia, liderança, inteligência, coragem e intrepidez. Dedicava-se intensamente a tudo que fazia. Companheiro de todas as horas. Amava muito a sua família. Impunha respeito sem jamais precisar erguer a voz para ser ouvido e compreendido. Não desrespeitava a ninguém, ainda que o desrespeitassem. Eu confiava nele e, estou certo, ele confiava em mim. Conversar com ele, seja sobre amenidades, ou sobre coisas sérias, era sempre um enorme prazer. Exerceu influência determinante na minha formação pessoal e profissional, apoiando-me e incentivando-me. Esteve presente nas passagens mais importantes de minha vida. Vou sentir muito a sua falta. O vazio que fica é enorme e não tem como ser preenchido. Meu peito está dilacerado. A saudade já dói demais. Que Deus o acolha sob o seu manto sagrado. Estará sempre vivo no meu coração.
Professora Clarice da Silva Coneglian, diretora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do CSA Objetivo:
Falar sobre o vice-presidente Nildo Ferrari é uma responsabilidade muito grande, já que ele foi muito relevante para a construção do nome do Colégio Santo Antônio e corro o risco de não citar todos seus trabalhos realizados. Homem comprometido com as pessoas mais necessitadas, procurava sempre ajudar os que a ele recorriam em busca de um espaço para estudar no colégio. Com seu jeito calmo e tranquilo, sempre acolhia a todos. Possuía uma visão renovadora em relação à escola como um todo, e como bom administrador voltou seu olhar para a Educação Infantil, delegando a mim a responsabilidade de idealizar uma escola com inovações e qualidade. Dizia: “Procure o que é melhor, e mais eficaz, temos que ter uma educação inovadora”. Para mim foi uma satisfação poder contribuir com esse sonho. Sou muito grata a ele, pois também foi um sonho meu. Como vice-presidente ou presidente em alguns mandatos, cumpriu seu trabalho com muito comprometimento. Hoje, junto ao pai celestial, poderá contemplar seus feitos e descansar em paz.
Professora Maria Luiza de Sousa Pinha, diretora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I:
Empresário, empreendedor, com grande sensibilidade social, cativava a todos com sua disposição, mansidão e amor à vida, lutando bravamente e sempre com alegria, bom humor este era Nildo Ferrari nosso vice-presidente. É lamentável e triste neste momento que a FEMM- FIO/Colégio Santo Antônio Objetivo, sua família e seus amigos tenham que enfrentar tal perda, com tanta dor. Eu perco também um amigo solidário, um compadre, um irmão que sempre esteve presente nos momentos felizes e também nos mais difíceis de forma humana e afetiva junto a minha família. Foi uma honra conhece-lo e certamente permanecerá como uma força de inspiração para todos que com ele conviveram através do seu legado educacional. Amante da música, apaixonado por Fanfarra deixa uma história de vida, sua memória será sempre um exemplo de correção. Perdemos um grande homem, que Deus dê a todos nós força para suprir a dor da sua ausência, por que certamente ele já descansa nos braços do Senhor.
Dr. Augusto Cury, escritor, idealizador da Escola da Inteligência:
É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Nildo Ferrari, um dos fundadores do Objetivo Ourinhos – Fundação Educacional Mofarrej. Nildo acaba de nos deixar e levou com ele todo o aprendizado, toda integridade e todo conhecimento adquirido ao longo de anos. Saiu do palco da vida para entrar para o palco da história da vida de cada um que ele fez parte. É nesses momentos que percebemos como a vida é efêmera, como ela se esvai em instantes e muda todo o curso do tempo e o andamento das coisas. Temos certeza que, enquanto esteve presente, Nildo construiu laços que nunca vão se dissolver. Como um dos grandes apoiadores da Escola da Inteligência, é com muita humildade que podemos dizer que ele sabia da importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para o sucesso pessoal e profissional e, por esse motivo, por ter conseguido aplicar em sua vida e em sua escola, ele conquistou a admiração de muitos. Desejamos que a família e os amigos sejam confortados nesse momento tão delicado e que continuem espalhando as sementes de paz e alegria que ele plantou. Nossos sinceros sentimentos,
Equipe da Escola da Inteligência
Para os sábios, a brevidade da vida convida-os a valorizá-la como um diamante de inestimável valor.
Augusto Cury
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.