sexta, 01 de dezembro de 2023

Inércia da prefeitura retarda conquistas para servidores

José Luiz Martins

2015 termina com várias conquistas em prol dos servidores municipais, porém uma série de reivindicações levadas até o executivo, sofrem pela falta de compromisso e respeito do poder público dificultado o diálogo e a negociação. O sindicato tem pautado os principais pontos que afligem a categoria, o Sinserpo propôs e foi aceito pelo executivo uma agenda de reuniões permanentes agora relegadas a segundo plano no que se refere a manter o compromisso de discussão constante das reivindicações do funcionalismo.

 Na ultima reunião realizada em 12 de novembro, foram apresentados vários tópicos para discussão, entre eles o que trata da elevação de nível dos coletores de lixo e garis. A reestruturação do quadro desses servidores conforme promessa da prefeita durante a paralisação dos coletores não foi atendida com sinais de ter sido descartada. 

Uma nova reunião foi agendada para o dia 10 de dezembro para discutir essa pauta com a participação do sindicato, representantes da SAE e a Prefeitura para definir uma proposta concreta para os coletores e garis. Outra reivindicação que seria discutida nessa reunião, que foi cancelada pelo executivo, refere-se a redução da jornada de trabalho dos profissionais de nível superior sugerido pela prefeitura como contraproposta para uma reestruturação de ganhos entre servidores de nível médio e superior proposta pelo Sinserpo. O assunto já havia sido oficiado a prefeitura que respondeu anteriormente que não havia sido feito ainda os estudos necessários para a questão o que seria discutido em outro encontro. 

Questão de muito interesse dos servidores públicos municipais, a proposta de efetivação de um plano de convenio médico pela prefeitura, cujas bases foram apresentadas pelo sindicato, também não avançou, a nova reunião marcada para esta ultima terça feira dia 22 em que tudo seria discutido foi novamente cancelada pelo executivo. 

Recentemente uma outra questão que revela o descompromisso da prefeitura com o servidores municipais, diz respeito a GAE Gratificação de Atividade Especial, aprovada por lei que estabeleceu um adicional em substituição a insalubridade para alguns setores. O comprimento da lei não está sendo abrangente em especial à alguns servidores da educação, como no caso dos auxiliares de serviços das creches, que não estão recebendo a gratificação. As discussões para a regularização dessa questão estava pautada também para a reunião que mais uma vez foi adiada pelo executivo deixando claro a má vontade e falta de apreço a categoria da qual a própria prefeita pertence.

Para falar em lazer, desde 2013 o sindicato vem reivindicando junto a prefeitura a doação de uma área localizada no Jardim das Paineiras, para a construção do Centro de Lazer do Trabalhador. O local foi sede da associação de moradores do bairro e está em total abandono à anos, a inércia do executivo em dar atenção a essa reivindicação é tamanha que o local está tomado pelo mato, servindo de depósito de lixo, criadouros do mosquito da dengue, além de ser frequentado por usuários de drogas. Existe um impasse no que se refere a vontade política da prefeitura a doação da área para ser aproveitada pelo sindicato revitalizando o bairro com a construção do Centro de Lazer. 

Para o presidente do sindicato Edinilson Ribeiro a prefeitura não vem dando a devida atenção e valorização á categoria, o funcionalismo municipal contribui dando conta dos serviços essênciais a população e merece reconhecimento. Conforme Edinilson as negativas e o descompasso do executivo ante a urgência dos temas a serem tratados revela o descaso no trato de questões primordiais para os servidores. O que reflete na qualidade da administração e por consequência na qualidade de vida da população. O presidente do Sinserpo espera que logo no início de 2016, a prefeitura retome com boa vontade as discussões dessas pendências incluindo-se a as negociações para campanha salarial do próximo ano. Espera-se sobretudo uma mudança de postura do executivo diante da necessidade de diálogo permanente com o sindicato legítimo representante dos servidores municipais. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.