sábado, 06 de setembro de 2025

Infra BR vence leilão do Lote Paranapanema que inclui trechos da Raposo Tavares entre Ourinhos e Itapetininga

Publicado em 05 set 2025 - 14:41:15

           

Concessão tem investimento estimado de R$ 5,8 bi ao longo de 30 anos e prevê obras para ampliar a segurança viária

 

Da redação

 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizou nesta sexta-feira, 5 de setembro, na B3, o leilão do Lote Paranapanema, que abrange 285 km de rodovias. O certame consagrou a empresa Infra BR, do Grupo Pátria, com proposta de desconto de 11,60% sobre a contraprestação pública máxima anual de referência, de cerca de R$ 310 milhões.

 

 

A concessão firma a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) como importante rota do agronegócio no Sudoeste paulista, ligando Itapetininga a Ourinhos, e ainda beneficia outros 11 municípios das regiões de Marília e Sorocaba com mais segurança, fluidez e competitividade logística.

A empresa vencedora ofereceu, nos envelopes, desconto inicial de 10,10% e elevou o percentual na etapa de Viva Voz, chegando aos 11,60%. O leilão também teve como licitantes a empresa CS Infra e o consórcio Viaja + SP. A primeira ofereceu, na etapa dos envelopes, desconto de 3,20%. Já o consórcio Viaja + SP ofereceu 8,41% (envelopes) e 10,60% (Viva Voz).

Entre os 285 Km de estradas, a concessão abrange trechos da SP-270 (Raposo Tavares), SP-189 (Eng. Lauri Simões de Barros), SP-278 (Mello Peixoto) e acessos. O contrato prevê a duplicação de mais de 150 km, com novas passarelas, paradas de ônibus, acostamentos, vias marginais, e dispositivos em desnível e em nível. Também estão incluídos iluminação em LED nas áreas urbanas, CFTV, painéis de mensagens variáveis, conectividade, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento médico.

 

 

A operação contará com monitoramento 24 horas, atendimento a incidentes, inspeções de tráfego e serviços de guincho e pronto-atendimento, atrelados a metas de qualidade com deduções em caso de descumprimento — reforçando o foco em segurança viária e eficiência operacional.

Estruturado com ampla escuta pública, o projeto recebeu mais de 250 contribuições em audiências e consulta, com 53% acolhidas total ou parcialmente. O desenho final incorpora obras de drenagem e controle de enchentes, passagens de fauna e demais medidas ambientais.

O impacto regional alcança diretamente Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá. A duplicação integral do trecho da Raposo Tavares transforma a rodovia em alternativa estratégica à Castello Branco (SP-280), conectando o interior e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos e reduzindo gargalos logísticos.

O Lote Paranapanema se soma aos projetos Nova Raposo e Rota Sorocabana (concedidos em 2023), formando um corredor totalmente duplicado e qualificado na Raposo Tavares, com melhor distribuição do fluxo e menor pressão sobre a Castello Branco.

Siga Fácil – Um dos diferenciais do projeto é o Siga Fácil — sistema de pórticos eletrônicos que substitui praças físicas de pedágio e aplica tarifa proporcional à distância percorrida, com leitura automática por tags e placas, trazendo mais fluidez e segurança. O sistema entrará em operação apenas após a entrega das vias marginais gratuitas, garantindo que o tráfego local (deslocamentos entre bairros) não seja tarifado e separando o fluxo de longa distância do tráfego urbano. A solução reduz congestionamentos, tempo de viagem e emissões de CO₂.

Com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido. Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas e reduz acidentes. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz o mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

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