sábado, 12 de julho de 2025

Instalação de radares fixos geram aumento de multas, porém reduzem acidentes

Publicado em 19 jan 2018 - 11:23:11

           

Eduarda Schuh

 

A discussão das questões de trânsito em Ourinhos durante o ano de 2017 foram de grande relevância entre a população. A cidade terminou o ano com radares fixos em cinco pontos diferentes, responsáveis por disciplinar o trânsito.

No final de dezembro o Diário Oficial do município publicou que foi registrado o aumento de 250% de multas no período de um mês. Tanto a população, quanto as autoridades ourinhenses afirmam a efetividade dos radares na redução de acidentes.

Na quarta-feira, 03 de janeiro, o Jornal Negocião, por meio de uma publicação em sua página oficial no Facebook, promoveu um debate que obteve mais de seis mil pessoas alcançadas, onde muitos internautas puderam opinar sobre o assunto.

A Prefeitura de Ourinhos, por meio de seu website, já divulgou que o número de acidentes, nos trechos onde há radares fixos caiu 50%. “O radar na Av. Domingos Camerlingo Caló melhorou muito para quem atravessa de carro e diminuiu os acidentes naquele quarteirão”, contou um internauta nos comentários da publicação sobre o debate.

PARA ONDE VAI O DINHEIRO? – Entretanto, mesmo que a população reconheça a importância da fiscalização na prevenção de acidentes, são inevitáveis os questionamentos sobre o dinheiro arrecadado pelas multas.

O Observatório Social publicou que em Ourinhos, milhões de reais são angariados na penalização dos motoristas. Apenas em julho de 2017, o mês que obteve a maior geração de multas, foi levantado o valor bruto de R$ 758.090,65.

Desta forma, a população questiona se o objetivo da fiscalização é apenas o de reduzir acidentes e disciplinar o trânsito ou também o de constituir uma indústria de multas, que como de costume, sustenta interesses não direcionados à população.

Os locais de instalação dos radares também foi uma questão levantada. “O problema é que o lugar de alguns radares não são pontos com altos índices de acidentes. A prefeitura não apresentou – e provavelmente não fez – nenhum estudo justificando a necessidade.”, disse outro internauta.

Os comentários na publicação mostram que a população ourinhense opinou com fundamentação neste assunto, buscando respostas e dando importância para a segurança no trânsito, sem deixar de questionar a transparência do Poder Público.

A partir da pergunta “Você é contra ou a favor da instalação de mais radares fixos em Ourinhos?”, do debate promovido no Facebook, ficou registrado que de maneira geral, os munícipes acreditam que é obrigação do motorista respeitar as velocidades de trânsito e concordam com a importância dos radares. Entretanto, pedem por um esclarecimento público do dinheiro arrecadado com as multas e seu direcionamento em prol da população.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.