sábado, 02 de agosto de 2025

Ipem-SP visita Ourinhos para verificação de radares das Avenidas Expedicionários e Miguel Cury

Publicado em 24 jul 2025 - 11:22:51

           

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

 

Marcília Estefani

 

Munícipes que observaram representantes do Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, pela Avenida Expedicionários na segunda-feira, 21 de julho, questionaram o EnDiaNegociao sobre os motivos da visita, e sobre a possibilidade de mudança novamente daquele radar ou a instalação de novos equipamentos. Porém, segundo o instituto, a visita foi apenas técnica, para verificação metrológica.

 

 

Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo, a fim de avaliar se o instrumento de medição está em conformidade com os requisitos técnicos e legais estabelecidos.

A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.

Além do aparelho da Avenida dos Expedicionários 2227, foram verificados os radares da Avenida Miguel Cury, nº 295 sentido centro-bairro e Miguel Cury, nº 150, sentido bairro-centro. Os instrumentos foram aprovados.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do Ipem-SP em Marília. Quando o equipamento é aprovado, recebe um certificado válido por um ano. No caso de reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

A autarquia do Governo do Estado é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo. Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.