sexta, 19 de abril de 2024

Jacaré do lago do Parque do centenário é encontrado morto

Munícipe observou o animal boiando no lago e acionou a prefeitura

 

Da redação

 

Na sexta-feira, 31 de março de 2023, o jacaré que habitava o lago do centenário de Ourinhos apareceu morto e boiando. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura foi acionada por ligação de um munícipe informando que o jacaré estava morto e boiando nas águas do lago.

Imediatamente os servidores da Secretaria se deslocaram para o local e constataram a veracidade da informação e providenciaram a remoção do animal de dentro do lago. A operação de retirada foi acompanhada por veterinário que constatou a morte do animal.

 

 

Por tratar de animal silvestre em seu habitat natural, imediatamente o animal foi conduzido pela viatura da Secretaria para a base da Polícia Ambiental que, em verificação visual, não identificou nenhum machucado, buraco ou qualquer outra marca que pudesse caracterizar que o animal tenha sido vítima de alguma agressão, registrando o atendimento do caso.

Antes da correta destinação da carcaça do animal, foi realizada uma nova avaliação com a intensão de identificar a causa morte, e foi constatado, em sua garganta, a presença de uma sacola plástica que pode ter causado a asfixia resultando na sua morte.

 

 

“Encontramos o animal já morto, realizamos várias tentativas de capturá-lo para que ele fosse solto em local mais remoto do seu habitat. Infelizmente, esse é o resultado, uma simples e inocente sacola plástica, responsável pela morte de um animal silvestre. Precisamos conscientizar cada vez mais a população dos efeitos que, uma simples ação de deixar uma sacola plástica em lugar inadequado, pode causar no meio ambiente.” Explica o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Maurício Amorosini.

O lago continuará sendo monitorado pela Secretaria para saber se ainda existem outros animais da espécie.

 

JACARÉ CAPTURADO NO JARDIM SANTOS DUMONT – Vale lembrar que na terça-feira, 28 de março, o Corpo de Bombeiros capturou um filhote de jacaré no Jardim Santos Dumont.

 

 

A corporação foi acionada por moradores do bairro que avistaram o animal pelo local. O filhote foi capturado e levado para a Polícia Ambiental.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.