domingo, 10 de agosto de 2025
Publicado em 09 ago 2025 - 13:35:07
Localizado na Estação Ferroviária, o novo espaço foi uma entrega surpresa articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Assessoria de Comunicação
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Ourinhos celebrou um momento histórico na última quarta-feira (30/07) com a conquista de sua primeira sede própria.
Localizado na Estação Ferroviária, o novo espaço foi uma entrega surpresa articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, sob liderança do secretário municipal Higor Montoro. E representa um importante avanço institucional para o fortalecimento das políticas públicas de turismo na cidade.
A presidente do COMTUR, Patrícia Rossito, destacou a importância da conquista: “Ter um espaço próprio é um marco para nós. Agradecemos à gestão municipal e ao secretário Higor Montoro por fortalecerem o COMTUR. Vamos unir ainda mais os representantes de diversos segmentos, impulsionando projetos para o setor.”
A concretização da nova sede é fruto de uma ação coordenada que contou com o apoio do prefeito Guilherme Gonçalves, do vice-prefeito Alexandre Zóio, do secretário adjunto Clóvis Lopes (Tico), do conselheiro Reinaldo Gaiquer (Picapau), e do trabalho coletivo dos conselheiros e de todo time de turismo da SEDETT.
O apoio do secretário Higor Montoro foi decisivo, não apenas na articulação interna da gestão, como também na mobilização de recursos e no direcionamento estratégico das ações para fortalecimento do COMTUR.
“O COMTUR tem um papel fundamental no fomento a novos projetos e na consolidação de Ourinhos como um destino turístico. Esta sede oferece a estrutura necessária para planejar e executar com mais eficiência”, enfatizou Higor Montoro.
FOCO NA REGIÃO ANGRA DOCE – Além da nova sede, a reunião debateu os próximos passos para a Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) Angra Doce. A Profª Drª. Marcilene dos Santos, do Departamento de Geografia e Planejamento da FCTE Unesp e do programa de pós-graduação em Geociências do IG-Unicamp, propôs a criação de um fundo para o desenvolvimento da região, abastecido por cotas dos estados de São Paulo e Paraná e com doações de grandes empresas locais.
LEI ALDIR BLANC – Outras sugestões incluíram o uso de recursos da Lei Aldir Blanc, a captação de verbas de Termos de Ajuste de Conduta (TACs) junto ao Ministério Público e Polícia Federal/Ambiental e a criação de uma fundação, para gerir os recursos.
Marcilene propôs uma reunião de trabalho em setembro com os 15 municípios da AEIT para traçar um plano de ação conjunto.
A proposta é que as reuniões coletivas entre os 15 municípios sejam itinerantes para que todos visitem e conheçam um pouco de cada um deles. A sugestão é que em setembro, seja em Fartura e que um cronograma seja feito com o local e data para as reuniões futuras de forma participativa em que os quinze municípios tenham a mesma voz e protagonismo.
NOVOS RECURSOS E INSPIRAÇÕES – O secretário Higor Montoro anunciou a solicitação de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, entregue para o deputado federal Luiz Carlos Motta, destinada à revitalização dos Museus de Ourinhos. Ele também informou que Ourinhos e Piraju foram selecionadas pelo Sebrae para receber um diagnóstico de turismo gratuito.
Como inspiração, a presidente Patrícia Rossito compartilhou experiências de sua recente viagem a Gramado (RS), sugerindo a criação de um mapa turístico e uma revista em parceria com a iniciativa privada para divulgar os atrativos do município.
A conquista do espaço físico do COMTUR, somada à articulação de novos recursos e projetos regionais, marca um definitivo momento de otimismo para o setor turístico de Ourinhos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.