quarta, 16 de julho de 2025
Publicado em 22 out 2024 - 11:54:52
A análise dos produtos detectou a mistura de outros óleos junto ao azeite
Fernando Lima
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) divulgou na terça-feira (22), uma lista com 12 marcas de azeite que foram desclassificadas nos testes por fraudes e levam em sua composição a mistura de outros óleos vegetais. Desde a alta do produto, as falsificações e misturas vem ganhando espaço na tentativa de enganar os consumidores.
O MAPA informou que os produtos representam risco à saúde dos consumidores, já que não se tem clareza na procedência desses óleos vegetais misturados ao produto.
As marcas de azeites fraudados são:
Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude.
Os consumidores que adquiriram essas marcas podem pedir a substituição do produto conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Os pontos de venda também ficam impedidos de comercializar as marcas e os estabelecimentos que não cumprirem a medida podem ser responsabilizados.
É possível que o consumidor realize denúncia caso veja alguma das marcas em prateleiras de estabelecimentos através do Fala.BR, indicando o local.
Segundo o Mapa, o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo, sendo alvo de inúmeras misturas que comprometem sua pureza e qualidade nutricional e a pasta tem fiscalizado constantemente o produto.
Algumas dicas podem ajudar na hora de comprar azeite:
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.
Imagem: Reprodução.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.