sábado, 21 de dezembro de 2024

Morre aos 35 anos de idade o Professor Marcos Mariani Casadore

Publicado em 01 dez 2021 - 08:43:35

           

Psicólogo, Professor e Escritor, Casadore marcou a história do curso de Psicologia do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO

 

Marcília Estefani

 

Ourinhos se despediu na terça-feira, 30/11, do professor universitário Marcos Mariani Casadore, de apenas 35 anos de idade, que há algum tempo lutava contra um câncer. Ele foi sepultado em Matão, sua cidade natal, e recebeu homenagens da Universidade de Psicologia de Ourinhos e dos inúmeros alunos que tiveram a vida marcada por seu carisma.

 

Marcos Mariani Casadore, 35 anos de idade, era Psicólogo, Professor e Escritor

 

Psicólogo, Professor e Escritor, Casadore era conhecido e admirado por amigos, companheiros de profissão e alunos que manifestaram pesar com a grande perda.

O Professor Marcos tem grande importância para a história do curso de Psicologia do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, fazendo parte do corpo docente desde 2011, desenvolvendo várias pesquisas e projetos voltados para a Psicologia do trabalho e a Psicanálise”, declarou a Universidade.

Alunos e ex-alunos também manifestaram apoio aos familiares de Marcos e deixaram registradas lindas homenagens ao grande mestre e amigo.

Em 2020, foi professor homenageado por uma das turmas de formandos de psicologia da UNIFIO, com palavras de gratidão pela então formanda, e hoje psicóloga Isabella Estefani. Ao saber da passagem do professor, a ex-aluna relembrou o momento vivido e deixou registrada sua tristeza e a falta que fará o grande amigo.

“Há dois anos eu estava aqui, diante dessa mesma tela, escolhendo palavras pra você. Há dois anos, no auge do último semestre da faculdade, você, com tanta sensibilidade, nos escutava.

É com muita dor que eu troco o tempo dos verbos e os coloco no passado. Segue o texto, hoje adaptado, mas com o mesmo carinho, afeto, gratidão e emoção de dois anos atrás.

Casadore, escrever pra você é um baita desafio. Não precisa de muito pra se sentir desafiada, apenas abrir um livro seu em qualquer página e ler, aleatoriamente, seus versos. Pronto, desafiada!

Marcos Mariani Casadore, professor-amigo, professor-poeta, poeta-amigo. Ainda bem, professor, que escrever poemas não matava sua fome, pois se matasse provavelmente não teríamos a honra de aprender tanto com você. Se bem que, da forma como você ministrava suas aulas, nem parece que estava fazendo um esforço tão grande que seria passível de desistência.

As suas aulas dizem muito sobre você, de quem você foi e quem você esperava que a gente fosse.

Ouvimos tanto dizer durante o curso algumas palavrinhas mágicas como “saúde mental”, mas poucos são aqueles que fazem jus a essa expressão. Você foi um deles. Não é à toa que te chamamos de Casamore.

Pensar no bem-estar dos alunos sempre nos pareceu sua prioridade, estando aberto ao diálogo e sendo sutil e delicado em cada comentário. É por essas e tantas outras que escolhemos você – e arrisco dizer que de forma praticamente unânime – para ser o nosso professor homenageado.

Nós, hoje psicólogas, tivemos você como exemplo de cuidado, atenção, paciência, dedicação e respeito à individualidade.

Muito obrigada por ter nos proporcionado um encontro tão intenso e transformador. Muito obrigada, professor, pelos ensinamentos teóricos e práticos, pelo acompanhamento e pela participação na nossa formação. Você com certeza fez toda diferença!”

Deixo aqui meus sinceros sentimentos à família, aos amigos e aos colegas que puderam ter um pedacinho de Casamore em suas vidas. A saudade, que já era grande, se tornará imensa!

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.