quinta, 02 de outubro de 2025
Publicado em 29 mar 2025 - 10:13:56
A vaga de Procurador da República é uma das mais concorridas
Fernando Lima
Estão abertas até o dia 22 de abril as inscrições para um dos concursos mais aguardados da área de Direito, o Concurso Público do Ministério Público Federal (MPF).
São 58 vagas para Procurador da República e o salário inicial passa dos R$ 39 mil. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
A prova objetiva será no dia 29 de junho e podem se inscrever bachareis em Direito com pelo menos três anos de atividade jurídica comprovada após a formação. Além das provas objetivas, também estão previstas etapas subjetivas, orais e de títulos.
As inscrições são realizadas online e a taxa é de R$ 250,00, com possibilidade de isenção para quem atender os critérios do edital. Há também vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Locais das vagas
Os locais das vagas ainda serão definidos pelo Conselho Superior do MPF. O número de nomeações pode ser ampliado caso haja disponibilidade no orçamento.
Como se inscrever
É preciso acessar o sistema online do MPF para realizar a inscrição preliminar, que é feita exclusivamente pelo site. É preciso ter cadastro no Gov.br para efetuar a inscrição e também ativar a verificação de duas etapas do site.
Após preencher os formulários é preciso enviar um documento de identificação e pagar a taxa que é feita através da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Isenção da taxa
Para ter direito à isenção da taxa é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e solicitar até o dia 2 de abril via site.
Doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde também são válidos.
Procurador da República
Um Procurador da República é um membro do Ministério Público Federal (MPF), responsável por atuar na defesa dos interesses da sociedade.
O cargo tem o papel de fiscalizar o cumprimento das leis, combater crimes federais e defender direitos fundamentais.
O Procurador pode atuar na Justiça Federal, em órgãos públicos ou em investigações criminais.
Foto: Reprodução.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.