sábado, 21 de junho de 2025

Mudanças no desenho do trânsito na rua Cardoso Ribeiro gera críticas e elogios dos comerciantes

Publicado em 23 jun 2017 - 05:37:45

           

Alexandre Mansinho

Aqueles que trabalham ou trafegam pela Rua Cardoso Ribeiro, no trecho entre a Praça da Catedral e a esquina com a Rua Altino Arantes, foram surpreendidos, na última segunda-feira, por algumas mudanças no desenho do trânsito das vias e pela reestruturação das vagas de estacionamento. Sob a justificativa de aumentar a segurança e resolver o problema de “afunilamento” do trânsito nesse trecho, a prefeitura colocou faixa amarela na margem direita da rua e redesenhou a distribuição de vagas na margem esquerda.

Quem aprovou – Tal medida foi aprovada por alguns comerciantes – sobretudo aqueles que têm vagas de estacionamento para clientes em recuo com a calçada. “Meus clientes sempre reclamavam que não havia como estacionar na vaga da minha loja porque pessoas não respeitavam a guia rebaixada – para nós a reestruturação foi positiva”, diz Breda Núbia, gerente de loja. Para Cibele Ocumura, a medida também foi positiva: “havia muito desrespeito na hora de estacionar – agora até o trânsito melhorou”.

Quem desaprovou – A maioria dos comerciantes ouvidos pelo Negocião, no entanto, fizeram severas críticas às alterações, sobretudo porque, segundo eles, não houve um debate com a prefeitura antes das medidas serem tomadas: “o que ocorreu foi uma surpresa para nós – na calada da noite vieram aqui e fizeram as mudanças (…) nós nos sentimos desrespeitados”, diz Raulino, proprietário de loja.

Para Priscila Pedrão e Vera Lúcia Verri, as mudanças foram muito prejudiciais: “nós perdemos muito, nossas vitrines ficarão “escondidas, porque aqui se tornou uma via rápida – nós perdemos vagas de estacionamento e teremos até dificuldade para recebermos mercadorias dos nossos fornecedores porque não há onde estacionar”. 

As comerciantes ainda afirmam que é um contrassenso da prefeitura porque “estamos em uma época que é necessário valorizar o comércio e gerar empregos – mas essa mudança vai fazer o contrário”.

Nota da Prefeitura – A Secretaria de Comunicação, através de nota, informou que a alteração no trânsito na região central de Ourinhos vai proporcionar maior segurança aos pedestres e fluidez de veículos no cruzamento da Rua Cardoso Ribeiro com a Avenida Altino Arantes. 

O antigo “zebrado” – sinalização horizontal no asfalto está sendo substituído pelo alargamento da calçada. A mudança, além de forçar os veículos a reduzirem a velocidade, fará com que o pedestre tenha uma área menor para atravessar a rua.

Fabiano Trovo, assessor especial de Desenvolvimento e Fomento de Projetos Municipais afirma que “a medida não altera o fluxo existente, reforça a proteção aos pedestres, fazendo com que ele permaneça na calçada e reduz a velocidade dos veículos. A alteração denominada ‘traffic calming’ é muito utilizada na Europa e se mostra um sistema eficaz na redução de acidentes e aumento na segurança no trânsito”.

Quanto a redução do número de vagas de estacionamento, não houve nenhuma manifestação na nota oficial do órgão responsável.

Associação Comercial – numa reunião realizada na manhã de quinta-feira entre diretores e associados, ficou resolvido que o departamento jurídico da entidade deverá encaminhar um ofício à prefeitura municipal solicitando informações sobre o projeto técnico e as especificações legais para a medida ser tomada sem nenhuma consulta prévia aos comerciantes e à população da cidade.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.