quarta, 29 de outubro de 2025
Publicado em 29 out 2025 - 17:55:26
Segundo a reclamante a circular não atende todo o bairro e o ponto fica bem distante para a maioria dos moradores
Marcília Estefani
Uma moradora do bairro Pacaembu, indignada, enviou ao EnDiaNegocião uma reclamação, onde relata sua insatisfação diante da grande deficiência no transporte público no Bairro Novo no Pacaembu onde ela mora há três anos.
Segundo a munícipe, o ponto de circular fica na parte de baixo do bairro, módulo 1 e 2, os primeiros a serem construídos. Porém sua casa, e muitas outras, fica no módulo 3 bem ao lado do Pacaembu 2.
Ela conta que seu sofrimento de agravou devido a uma cirurgia que fez e agora necessita de fisioterapia, e mesmo com dor se submete a andar várias quadras para ter acesso ao transporte, pois a circular não atende o bairro todo.
“Gente tá um absurdo isso o transporte público não roda o bairro todo, outro dia fiquei muito brava fui fazer fisioterapia porque fiz uma cirurgia estou com fraqueza nas pernas, moro na parte de cima do bairro tenho que descer lá embaixo pra pegar o transporte público. Mesmo com dor eu ando bastante pra conseguir pegar a circular”, relata a moradora.

Segundo a munícipe, é normal observar pelo bairro os usuários subindo debaixo de sol ou na chuva até o ponto. São mães com criança no colo, gente idosa, todos a pé por um longo caminho até a circular.
“Quando prefeito estava aqui no bairro pedindo voto foi uma das coisas que pedi pra ele dar uma atenção até agora nada”, diz a mulher indignada.

Segundo informações do vereador Cícero Investigador, que abordou o problema na Câmara Municipal há alguns dias, a região conta com aproximadamente 5 mil moradores, que hoje enfrentam grandes dificuldades de acesso ao transporte público.
Atualmente, o ônibus circula apenas pela Estrada Municipal Mauro Moura, passando pelas Ruas Projetada 05, Projetada 10 e descendo pela Rua Roberto Gandolpho Constante.
OUTRO LADO – Em contato com o Senhor Luciano Lúcio de Carvalho, diretor da CCO – Circular Cidade de Ourinhos, empresa responsável pelo transporte público do município, o mesmo relatou que tem conhecimento da necessidade dos bairros Pacaembu I e II a bastante tempo e informou que o Pacaembu I já está sendo atendido, porém o Pacaembu II ainda não.
De acordo com o diretor, a empresa está em tratativas com a Prefeitura, para um reajuste no subsídio pago pela administração pública, para atendimento da demanda do Pacaembu II.
“Após a pandemia, devido à queda de passageiros por conta da covid, acertamos num acordo judicial que a prefeitura nos pagaria um subsídio e nós rodaríamos uma determinada quantidade de quilômetros, acertamos um valor e depois disso houve a inauguração dos dois bairros”.
Luciano esclarece que o Pacaembu I a empresa começou a fazer sob as próprias custas, sem nenhum auxílio da prefeitura. Porém, há quase um ano eles vêm pedindo um reajuste, onde já está incluído o custo para a execução do serviço no Pacaembu II, mas ainda não se tem uma definição.
“Estamos em tratativa, já fizemos várias reuniões, inclusive temos uma outra agendada para os próximos dias, onde será definido se os valores negociados para o novo subsídio serão aceitos ou não. Por parte da empresa ela está pronta para executar o serviço a qualquer momento, temos pessoal, veículos, porém não podemos circular sem que haja uma definição do prefeito sobre a remuneração desse serviço.”
Ainda segundo Luciano, mesmo que seja concretizada essa negociação, e os valores sejam aceitos, devido ao decreto de contingenciamento de gastos estabelecido pela prefeitura até o final de 2025, pode ser que o serviço passe a ser executado apenas em 2026.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.