sábado, 02 de novembro de 2024

Núcleo Tecnológico de Educação Aberta coloca FIO na vanguarda do Ensino Superior

Publicado em 15 abr 2018 - 07:20:59

           

Rose Pimentel Mader

As Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), mantidas pela Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), por tradição, caminha para estar sempre à frente de seu tempo, buscando conquistas que contribuam para sua evolução como Instituição de Ensino Superior e, especialmente, para proporcionar aos alunos uma educação de excelência. 

A FEMM-FIO comprometida com esta missão demonstra, diariamente, através da franca expansão de seu Campus Universitário, em todos os aspectos pedagógico, tecnológico e estrutural, e nos elevados conceitos que o Ministério da Educação (MEC) tem atribuído aos seus cursos, atestando a qualidade de ensino.

No rol dessas inovações e conquistas das FIO, está o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA). Implantado em março de 2012, sob a coordenação do professor doutor Gilson Aparecido Castadelli, o NTEA tem por objetivo trabalhar com a inteligência aplicada à Educação, utilizando todos os recursos tecnológicos disponíveis na IES.

“O NTEA está alicerçado na tríade: tecnologia, metodologia e pessoas e tem como lema: gerar conhecimento, aprender ao caminhar e compartilhar saberes”, afirma o professor Gilson.

Tecnologia – As FIO investiram  na área de rede sem fio para disponibilização da Internet em todo o Campus. Isso possibilita que os alunos acessem seus dispositivos móveis nos mais diversos locais das Faculdades e consigam acessar conteúdos disponibilizados pelo NTEA e, também, conteúdos externos. Essa abrangência de conexão com a Rede conta com o apoio fundamental do Departamento de T.I., coordenado pelo Professor Me. André Castaldin que oferece todo o suporte para que essa conexão seja possível.

O NTEA faz estudos sobre o uso de aplicativos e programas educacionais que podem ser utilizados em sala de aula pelos professores, enriquecendo o aprendizado. Além disso, existe o ambiente virtual de aprendizagem – Conhecer – que permite a distribuição dos conteúdos aos alunos, bem como a interação com seus tutores e professores para ampliar sua capacidade intelectual.

O Ambiente Conhecer é o catalisador desse universo tecnológico-educacional, utilizando a Internet e englobando os programas e aplicativos educacionais de suporte e aprofundamento dos conhecimentos da comunidade acadêmica.   

Também conta com a estrutura da WEBFIO, coordenada por  Marcus Vinicius, para produzir vídeos educacionais e programas televisivos que são disseminados nas redes sociais.

Metodologia – O NTEA busca constantemente contribuir para a introdução de novas tecnologias na experiência da aprendizagem, e atualmente está centrado nas metodologias ativas.

De acordo com especialistas da área, as metodologias ativas “convidam o aluno a abandonar sua posição receptiva e a participar do processo de aprendizagem por novas e diferentes perspectivas, como decisor, criador, jogador, professor, ator, pesquisador e assim por diante”.

Segundo o professor Gilson, em vários cursos das FIO experiências na aprendizagem com metodologias ativas, entre os quais citamos Administração, Engenharia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Sistemas de Informação. 

As metodologias ativas como inovação no processo de ensino e aprendizagem utilizadas nas FIO contam com os seguintes suportes: sala de aula invertida, instrução por pares, problematização, aprendizagem baseada em projetos, entre outras. As FIO investem em novos processos de ensino e aprendizagem para a melhor formação dos futuros profissionais que aqui estudam, entre esses processos estão as metodologias ativas com alto investimento em infraestrutura. 

O Núcleo estuda a utilização do Blended Learning, aplicado em várias instituições internacionais, em todas as suas frentes de trabalho, visto que essa modalidade – que engloba o que há de melhor na educação online e presencial – é tida como uma tendência positiva e decisiva na solução de problemas educacionais no mundo contemporâneo.

Pessoas – O Professor Gilson comenta sobre a importância do engajamento das pessoas mediante o processo de adoção de novas tecnologias e metodologias educacionais. “O bom uso dos recursos disponíveis e das metodologias depende das pessoas, que promovem o encontro com o saber e, por isso, nos preocupamos com a sua capacitação e disseminação das informações pertinentes ao Núcleo junto à comunidade docente”, observa. O profissional acrescenta que “o NTEA está atento às mudanças tecnológicas e ao constante aperfeiçoamento dos materiais educacionais disponibilizados aos alunos. Nesse sentido, o NTEA conta com equipe de professores que também desenvolve conteúdos alinhados à necessidade de formação de profissionais capacitados a atenderem às demandas do mundo contemporâneo”.

O NTEA constantemente promove cursos de capacitação aos professores das FIO, os quais têm a possibilidade de se atualizar com o que há no mundo educacional, em nível internacional, das melhores praticas na formação de alta performance de seu alunado.

Suporte de atendimento –  Pensando no aluno, o NTEA disponibiliza suporte de atendimento especializado que conta com tutores e profissionais da área de tecnologia educacional para orientá-los quanto à utilização de todos os recursos disponibilizados.

O NTEA conta com sala própria para atendimento nos três períodos – manhã, tarde e noite; sala de tutoria com 19 estações de trabalho; salas de metodologias ativas de aprendizagem composta com modernos mobiliários e recursos tecnológicos de informação e comunicação.

Conta também com auditório virtual interativo com capacidade de atender o público alvo, presencialmente, permitindo ainda conexão simultânea com os alunos que assistem às aulas remotamente.

Polo educacional – Professor Gilson destaca que as FIO está preparada para se tornar o melhor polo sede de Educação à Distância da região. O Campus oferta condições estruturais para atender e acolher dos novos alunos.

“As FIO comprometida com a educação e formação da comunidade, avalia permanentemente, seus processos para a transição em Centro Universitário, à EAD e ao hibridismo. A IES está sempre atenta ao compromisso e missão como sólida instituição que caminha para o seu cinquentenário”, afirma o professor Gilson.

Equipe do NTEA

Gilson Aparecido Castadelli, coordenador do NTEA-FIO – Núcleo Tecnológico de Educação Aberta das Faculdades Integradas de Ourinhos; professor das Faculdades Integradas de Ourinhos. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FEMA – Fundação Educacional do Município de Assis (1993), Especialização em Desenvolvimento de Softwares para Web-FEMA/UFsCar – SP – (2003), Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação: Especificidade Educação a Distância – Facinter- PR – (2005), Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em Educação a Distância – Universidade Federal do Ceará em Parceria com Universidade Norte do Paraná – (2009), Doutor em Educação –  Foco Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Marilia-SP (2017). Atualmente é professor das Faculdades Integradas de Ourinhos – SP, onde atua também como Coordenador do NTEA – Núcleo Tecnológico de Educação Aberta das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO. Atuou como Coordenador Geral dos Cursos de Pós-Graduação e Cursos de Extensão das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO. Atuou também como Professor Assistente na Fatec de Ourinhos.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, principalmente nos seguintes temas: Metodologias Ativas de aprendizagem, Ambientes Alternativos de Aprendizagem, Inovação e Gestão do Conhecimento, Metodologias Inovadoras aplicadas à Educação – Foco: Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Interface Homem Máquina, Ergonomia Física e Cognitiva, EaD e Gestão Estratégica aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. http://lattes.cnpq.br/9796443241272608

Guilherme Orlandini, colaborador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) desde 2017. Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (2002). Especialização em Engenharia de Componentes Java pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (2008). Mestrado em Ciência da Computação pela UNIMEP – Piracicaba. Tem experiência com os seguintes temas: linguagens de programação, desenvolvimento de jogos, visão computacional, engenharia de software. Atua no NTEA como pesquisador na área de Tecnologia Educacional e Metodologias Ativas.

Leonardo Dias Avanço, Docente colaborador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) desde 2017. Licenciado em Educação Física (2007) pelo Centro Universitário Toledo, licenciado em filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2016), especialista em Psicologia e Educação (2010) pelo Centro Universitário Toledo, mestre (2012) e doutor (2018) em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP/Presidente Prudente). É docente das FIO ministrando disciplinas nos cursos de Engenharias das FIO. Tem experiência com os seguintes temas: filosofia, educação, ludicidade, helenismo. Atua no NTEA como pesquisador na área de Tecnologia Educacional e Metodologias Ativas.

Luciane Aparecida Mariano, Bacharel em Sistemas de Informação (2006) pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Graduação em Pedagogia Universidade Metropolitana de Santos – (Cursando), Especialização em Educação Especial Faculdade São Braz – (Cursando). Atualmente é colaborador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), atua desde 2016 exercendo as seguintes atividades: administração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, suporte e apoio no processo de tutoria, edição de vídeos acadêmicos, elaboração de manuais e materiais impressos.

Daiane Cristina Vieira, Técnica em Redes de Computadores (2012) pela Etec Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos), Bacharel em Administração de Empresas (2017) pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) , atua como colaborador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), desde 03 de Janeiro de 2018 exercendo as seguintes atividades: administração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, suporte e apoio no processo de tutoria.

Yesmin Marie Soret Lahoud, Bacharel em Sistemas de Informação (2011) pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Especialização em MBA em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria (2015). Colaborador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) desde 2012 exercendo as seguintes atividades: administração do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, suporte e apoio no processo de tutoria, edição de vídeos acadêmicos, elaboração de manuais e materiais impressos.

Lucas da Silva Pedroso, Técnico em Informática (2012) pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR/Jacarezinho), bacharel em Sistemas de Informação (2016) pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Atualmente, é colaborador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), atua desde 2015, exercendo as seguintes atividades: administrador do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, suporte e apoio no processo de tutoria, editor de vídeos acadêmicos. 

Gabriela Pereira Sander, colaboradora do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) e professora titular das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO desde 2015. Bacharel em Matemática (2006), licenciada em Matemática (2009) e mestre em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC. Leciona as disciplinas Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Equações Diferenciais e Probabilidade e Estatística nos cursos das Engenharias. Tem experiência em outros cursos como Bacharelado em Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Psicologia, em disciplinas afins. Atua como professora conteudista no NTEA. 

Maria Elenice dos Santos, Graduada em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2005), mestrado na área de Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2010) e doutorado em cotutela nas áreas de Ciência e Tecnologia de Materiais e Ciência dos Materiais pelas Universidades: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP e Université de Rennes 1 – Rennes – França (2014). Atualmente realiza um pós – doutoramento na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, no Laboratório de Materiais Supercondutores e Nanoestruturados. Como vínculo profissional é professora titular das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO desde 2015, onde leciona as disciplinas de física e afins nos cursos das engenharias. Também é colaboradora do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA)  na mesma instituição, onde desenvolve um trabalho de produção de material de apoio da disciplina de Física.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.