quarta, 05 de fevereiro de 2025

Números de Secretaria de Segurança Pública indicam que Ourinhos se tornou uma cidade mais perigosa para se viver

Publicado em 17 fev 2017 - 04:06:14

           

Alexandre Mansinho

Seja por causa da crise financeira ou por outros motivos sociais, a verdade é só uma: Ourinhos tornou-se uma cidade mais violenta. Números da Secretaria de Segurança Pública divulgados a poucas semanas, apontam que houve um aumento de 12% nos índices de tentativa de homicídio, lesão corporal dolosa, lesão corporal culposa por acidente de trânsito, roubo, roubo de veículos, furtos e furtos de veículos. A notícia mais amena fica por conta dos índices de estupros e homicídios dolosos que, juntos, representam uma queda de 12,7%.

A Polícia Militar, por meio de nota, ressalta que esse aumento dos crimes é uma tendência nacional e que não representa um fato isolado em Ourinhos, por outro lado a instituição lembra que os índices são baixos em comparação com cidades próximas que têm o mesmo número de habitantes. Já a Polícia Civil reafirma que todas as investigações são feitas e que o índice de resolução de crimes e de identificação e prisão de suspeitos é acima da média do estado de São Paulo.

Esses números negativos são sentidos pela população das mais diversas formas. Edivaldo Donizeti de Andrade, profissional liberal, caminha todas as noites com a família no caminho que leva ao campus da UNESP e declara: “venho caminhar com minha esposa e minhas três filhas, infelizmente não nos sentimos mais seguros em Ourinhos”. Outras pessoas que caminham no mesmo lugar alertam que há, em Ourinhos, elementos que fazem com que os índices de criminalidade aumentem: “plantação de eucalipto na zona urbana facilita o cometimento de vários crimes, além de oferecer aos bandidos locais para esconderijo”.

O crescimento populacional é apontado também como um potencializador do aumento dos índices de violência – Ourinhos cresceu populacionalmente mais nos últimos anos do que a média do estado; em 2012 o PIB cresceu muito e trouxe consigo várias pessoas que buscavam emprego e melhores condições de vida. Agora, com a crise, a tendência é que a quantidade de crimes cresça.

LADO POSITIVO? – Não há como dizer que a queda de pouco mais de 12% nos índices de estupro e homicídio doloso seja algo positivo, visto que os números de estupro, mesmo depois da queda, ainda é muito alto, ainda mais se levarmos em conta que estupro é um crime no qual a maioria das vítimas não denunciam. Já índice homicídio doloso é baixo em Ourinhos, em comparação com cidade de população semelhante.

TIPO DE CRIME 2015    –    2016

Tentativa de homicídio 8    –    13

Lesão corporal dolosa 538    –    562

Lesão corporal culposa por acidente de trânsito 543    –    569

Roubo 127   –    156

Roubo de veículos 7    –    12

Furtos 1.204    –    1.413

Furtos de veículos 137    –    147

Estupro 41    –    36

Homicídio doloso 6    –   5

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.