quarta, 09 de outubro de 2024

Nuvem de areia é registrada na região na tarde da segunda-feira, 8/11

Publicado em 09 nov 2021 - 13:33:13

           

Fortes ventos provocaram o fenômeno em cidades como Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Marília, Garça, Duartina, Salto Grande e Paulistânia. Em algumas delas, como Ourinhos, ventos trouxeram pancadas de chuva

 

Da redação

 

Uma densa nuvem de poeira atingiu várias cidades do centro-oeste paulista na tarde da segunda-feira, 8/11. Registros de tempestade de areia, em alguns locais acompanhada de pancadas rápidas de chuva, foram feitos em Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Marília, Ourinhos, Garça, Duartina, Salto Grande e Paulistânia, entre outras.

Em Ourinhos, a chuva durou cerca de 15 minutos, por volta das 15h30, mas assustou moradores, principalmente da região do Recanto dos Pássaros.

 

Ventania e poeirão assustou moradores de Ourinhos (Diego Oliveira/Negocião)

 

Em Santa Cruz do Rio Pardo, a nuvem de poeira atingiu quem passava pela Rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225).

 

Motoristas que trafegavam pela SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo, foram surpreendidos com a tempestade de areia — Foto: Arquivo pessoal

 

Tempestade e região seca

Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp de Bauru, o fenômeno é explicado pela passagem nas proximidades da região de uma tempestade acompanhada de fortes ventos, associada às queimadas recentes que deixaram a região muito seca.

 

Em Paulistânia, horizonte foi encoberto por uma densa nuvem de terra — Foto: Alexandra Kesan/Arquivo pessoal

 

Em Bauru, também foi registrada uma nuvem vermelha de poeira que encobriu o horizonte. Segundo Figueiredo, por volta das 17h os instrumentos do IPMet instalados na cidade registravam ventos com velocidade de 49km/h. Segundo ele, esses mesmos ventos podem ter atingido cerca de 60 km/h na região de Santa Cruz do Rio Pardo.

De acordo com o IPMet, a tempestade seguiu seu curso em direção ao Oceano Atlântico e, por volta de 17h, se aproximou de Botucatu, seguindo depois para as regiões de Sorocaba e Piracicaba.

 

(Com informações G1)

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.