segunda, 28 de outubro de 2024

O sonho de transformação do CEU em Ourinhos

Publicado em 01 dez 2017 - 03:01:56

           

Eduarda Schuh

No município de Ourinhos, a unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Recanto dos Pássaros existe desde 2015. Em abril deste ano, aconteceu uma reforma na administração da unidade e a partir deste acontecimento, mais do que nunca, vem funcionando e alcançando objetivos. Nesses poucos meses, a nova administração já tem muita história para contar.

Objetivos – A ideia central do CEU é criar um espaço socioeducativo direcionado aos territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, ou seja, onde situações de miséria e violência têm uma grande decorrência. Os CEUs integram em um espaço unificado diversos programas em benefício das comunidades mais carentes.

Políticas de prevenção à violência, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e de inclusão digital, são realizados nesses centros, que são um grande exemplo de iniciativa de combate à criminalidade e violência a partir da cultura e educação, oferecendo uma nova perspectiva de vida através dessas atividades.

A transformação pelo esporte e cultura – A realidade das crianças de baixa renda e em situações de miséria no Brasil tem um histórico muito triste. Muito comumente, algum dos seus responsáveis os abandonaram, morreram, têm envolvimento com criminalidade e, no caso principal, pela falta de instrução e tempo, se mantêm muitas horas fora de casa enquanto trabalham e não conseguem vencer a força que têm os aliciadores de crianças e adolescentes para o mundo do crime e das drogas.   

A disciplina do esporte e a sabedoria trazida pela cultura fazem com que as crianças tenham experiências de conhecimento sobre o mundo e autoconhecimento. Muitas habilidades e virtudes são reveladas quando elas têm, muitas vezes pela primeira vez, o contato com atividades e pessoas que as incentivam a mostrar o melhor que têm.

Durante as aulas de artes marciais as crianças aprendem a importância de se manter o respeito com o próximo, saber a hora de se manifestar e disciplina para tomar as atitudes corretas em cada situação. O professor de Kung Fu do CEU ao final de cada aula faz uma roda de conversa e conta histórias que trazem conceitos morais e lições de vida.

Além da questão de uma nova perspectiva que as artes e esportes podem trazer, boa parte do tempo dessas crianças, quando estão fora da escola, é tomado por atividades dentro do CEU, assim, deixam de estar vulneráveis à criminalidade nas ruas. 

Histórias de vida – O Coordenador do CEU Ourinhos, Lucas Totty, contou à nossa reportagem que os funcionários têm uma preocupação enorme com o rompimento do contato dessas crianças com o uso e tráfico de drogas. É uma relação pessoal com cada uma das crianças.

Histórias de crianças que viveram em condições de extrema pobreza ou que presenciaram uma série de violências dentro de suas casas foram contadas. “Me marcou a história de três irmãs que vinham aqui todas as manhãs para usar o banheiro para se limpar e poder ir à escola” contou Lucas Totty, emocionado.

O comprometimento do CEU com o desenvolvimento de uma consciência de transformação e crescimento da população e, principalmente, das crianças é muito grande. E dentre todas as dificuldades de um órgão público, o CEU Ourinhos mostra uma grande força de vontade para diminuir a desigualdade do mundo.

Todas as crianças e adolescentes em idade escolar, 4 aos 17 anos, do município podem participar das atividades que acontecem no CEU da Rua Álvaro Doriguello, no Recanto dos Pássaros, em Ourinhos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.