terça, 28 de novembro de 2023

Osteoporose: A doença afeta pessoas idosas, mas a prevenção começa na infância

Para prevenir é importante uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D e prática de exercícios

 

Da redação

 

No dia 20 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Resumidamente, trata-se de uma perda de massa óssea que afeta o esqueleto das pessoas.

A redução de massa óssea expõe as pessoas a fraturas, que muitas vezes são graves, especialmente para as pessoas idosas. As principais fraturas decorrentes da doença são de vértebra, antebraço e fêmur, sendo essa última a mais perigosa.

 

Conteúdo escrito por Dr. Mário Ferreira, biólogo, farmacêutico bioquímico, especialista em laboratório clínico e MBA em gestão empresarial

 

Em muitos casos, a osteoporose só é diagnosticada após a ocorrência da fratura, mas o ideal, claro, é que isso seja feito antes. Além disso, como não há tratamento eficaz para a doença depois de instalada, o que se recomenda é a prevenção.

Aliás, a prevenção é sempre a melhor decisão quando se trata de saúde, e as medidas para evitar a doença devem começar ainda na infância. A partir dos 30 anos de idade, a massa óssea começa a diminuir, sendo que, nos primeiros três anos de menopausa, as mulheres podem perder até 20% dessa massa.

Para prevenir a osteoporose, é importante manter uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D, e a prática periódica de exercícios físicos também é fundamental. Especialmente, é recomendado fazer exercícios físicos que fortaleçam a massa muscular.

Quanto à alimentação, os laticínios e o leite são sem dúvida a principal fonte de cálcio. Para quem tem intolerância à lactose ou outro tipo de restrição alimentar, existem os suplementos.

Já a vitamina D pode ser sintetizada no organismo a partir da exposição ao sol ou do consumo de alimentos ricos nessa vitamina, especialmente os peixes gordurosos e os peixes escuros. O ideal é tomar sol entre 15 e 30 minutos todos os dias, expondo as pernas e os braços. Isso porque, até a fase adulta, essa vitamina é sintetizada na pele pela ação dos raios ultravioletas. Porém, com o envelhecimento, o corpo vai perdendo essa capacidade.

De uma forma ou de outra, é importante visitar o seu médico ou médica regularmente e fazer exames preventivos, para começar o tratamento adequado antes que a osteoporose esteja completamente instalada.

Caso a doença ocorra, é importante lembrar que são várias as especialidades aptas a tratá-la, como ginecologia, endocrinologia, ortopedia, reumatologia, fisiatria, geriatria e gerontologia.

Cuide-se sempre, aproveite e espalhe essas boas informações que são tão importantes para preservar a saúde!

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.