terça, 23 de junho de 2026
Publicado em 22 jun 2026 - 11:58:15
A classificação representa o retorno de Ourinhos a uma final estadual após 14 anos e a chance de disputar um título paulista após 17 anos
Marcília Estefani
Após uma campanha histórica e marcada por jogos emocionantes do início ao fim, o Ourinhos Basquete AABO está na grande final da Copa São Paulo FPB Adulta Feminina 2026. A classificação foi confirmada após uma série semifinal eletrizante diante do Santos F.C./FUPES/Instituto Base, encerrada com vitória ourinhense por 59 a 56 no terceiro jogo, realizado no Ginásio da ETEC, em Ourinhos.
A decisão foi digna de uma semifinal de alto nível. Em uma série extremamente equilibrada, as equipes protagonizaram confrontos intensos, com alternâncias no placar e definições nos detalhes. No jogo decisivo, o fator casa e o apoio da torcida foram determinantes para impulsionar as “Onças” rumo à vaga na final.

SEMIFINAL DE ALTO NÍVEL
A série semifinal foi marcada por grandes atuações das duas equipes. No primeiro jogo, em Santos, o Ourinhos venceu por 63 a 42, abrindo vantagem na disputa. No jogo 2, em casa, a equipe acabou superada por 70 a 65, levando a decisão para o terceiro confronto.
Na partida final, o equilíbrio predominou do início ao fim. Os quartos foram disputados ponto a ponto, com parciais apertadas e forte intensidade defensiva de ambos os lados:
A vitória foi construída com muita consistência coletiva e controle emocional nos momentos decisivos.
LÍVIA DECIDE E GARANTE A CLASSIFICAÇÃO
O grande nome da classificação foi a armadora Lívia, que protagonizou o lance decisivo da partida. Nos momentos finais, com o jogo empatado e a pressão máxima da semifinal, a atleta converteu uma bola de três pontos que colocou Ourinhos em vantagem e encaminhou a classificação para a final.

A jogada simbolizou a entrega e o espírito coletivo da equipe ao longo de toda a competição.
Após o apito final, a atleta destacou a confiança do grupo e o apoio da torcida, que lotou o ginásio e empurrou a equipe durante toda a partida.
DESTAQUES DA PARTIDA
UMA CAMPANHA HISTÓRICA
A classificação representa o retorno de Ourinhos a uma final estadual após 14 anos e a chance de disputar um título paulista após 17 anos, reforçando a importância do projeto da AABO no cenário do basquete feminino.

A equipe comandada pela técnica Ana Flávia demonstrou consistência ao longo de toda a competição, encerrando a fase de classificação entre as principais forças do torneio e confirmando a evolução do grupo nos playoffs.
FINAL CONTRA CATANDUVA
Agora, o desafio será diante do tradicional ARAE Catanduva, em uma final que revive uma das maiores rivalidades do basquete feminino paulista dos anos 90 e início dos anos 2000.
A decisão será disputada em série melhor de cinco jogos:
Mais do que uma final, o confronto representa o reencontro de duas potências históricas da modalidade.
LEGADO E RECONHECIMENTO
A AABO destaca o apoio de patrocinadores, parceiros, Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte), ETEC Jacinto Ferreira de Sá, comissão técnica, atletas, voluntários e torcida, além da diretoria liderada por Beth Bressanin, pelo trabalho e dedicação na manutenção do projeto.
Ourinhos volta a sonhar alto. E a história continua sendo escrita dentro das quadras.
© 1990 - 2026 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.