terça, 26 de agosto de 2025

Ourinhos é elevada a ‘Município Turístico’ pelo Ministério do Turismo e avança para votação do título de MIT na ALESP – COM VIDEO

Publicado em 26 ago 2025 - 16:45:06

           

O município, que anteriormente pertencia à ‘Categoria C’, agora integra o grupo principal do turismo nacional

 

Da redação

 

Ourinhos vive um momento decisivo para o avanço no setor turístico. A cidade foi oficialmente reconhecida como “Município Turístico” na nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, certificado pelo Ministério do Turismo (MTur) para o ciclo de 2025. Com essa classificação, Ourinhos se posiciona em uma categoria superior, o que amplia significativamente as oportunidades de captação de recursos federais, alinhando-se à Nova Lei Geral do Turismo.

 

 

A reestruturação do mapa faz parte das diretrizes do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2024-2027. As tradicionais categorias A, B, C, D e E foram substituídas por três novos grupos: municípios turísticos (antigas categorias A e B), municípios com oferta turística complementar (antigas C e D) e municípios de apoio ao turismo (antiga categoria E). Ourinhos, que anteriormente pertencia à ‘Categoria C’, agora integra o grupo principal do turismo nacional.

De acordo com o Ministério do Turismo, os municípios turísticos são aqueles que concentram os maiores fluxos de visitantes e possuem os principais atrativos e serviços, desempenhando um papel central no desenvolvimento regional do setor. Ourinhos se destaca neste quesito por seu patrimônio histórico e por uma ampla rede de serviços hoteleiros e gastronômicos.

Esta conquista em nível federal se soma a uma importante expectativa na esfera estadual: na próxima quarta-feira, 27 de agosto, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) votará, em regime de urgência, o projeto de lei que pode oficializar 70 municípios paulistas, incluindo Ourinhos, como Município de Interesse Turístico (MIT).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Higor Montoro, ressalta a importância deste momento. “A certificação federal valida que estamos no caminho certo, reconhecendo nosso potencial turístico consolidado. A eventual conquista do título de MIT poderá atrair recursos estaduais para transformar em crescimento econômico, emprego e renda, gerando um impacto real e positivo na vida de toda a população.”

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Higor Montoro e Patrícia Rossito, presidente do COMTUR

 

Avanço na Alesp

No próximo dia 27, a Alesp decidirá sobre a concessão do título de Município de Interesse Turístico (MIT) a Ourinhos e outras 69 cidades. A proposta conta com forte apoio político, tendo sido assinada coletivamente por 92 dos 94 parlamentares da casa. Se aprovado, o título de MIT garante ao município um repasse anual de recursos do Governo do Estado para serem investidos exclusivamente em obras e projetos de fomento ao turismo.

 

União que Gera Resultados

O Conselho Municipal de Turismo de Ourinhos (COMTUR), peça fundamental em todo o processo, também teve seu registro validado no Mapa do Turismo Brasileiro e aguarda com expectativa a aprovação do título estadual. Para a presidente do COMTUR, Patrícia Rossito, o sucesso é fruto de um esforço conjunto. “É o reconhecimento de um trabalho sério e estratégico, construído a várias mãos. A certificação federal e a iminente votação do MIT legitimam os esforços do conselho e mostram que o diálogo entre o poder público e a sociedade civil é o melhor caminho para construir políticas públicas eficazes”, afirmou.

 

Abaixo, video da Comissão de Justiça e Turismo da Assembleia Legislativa aprovando Ourinhos como MIT – Município de Interesse Turístico

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.