domingo, 26 de outubro de 2025
Publicado em 25 out 2025 - 19:34:33
As abordagens ocorrem de duas a quatro vezes por semana, em diferentes horários, com predominância no período noturno, entre 23h e 2h da manhã
Da redação
No dia 10 de outubro teve início em Ourinhos o Censo da População em Situação de Rua, ação desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e integrantes da Rede Rua, com acompanhamento do Ministério Público.
A iniciativa tem como objetivo mapear a população em situação de rua no município, identificar quantas pessoas não são residentes de Ourinhos e promover encaminhamentos adequados para aquelas que desejam retornar aos seus municípios de origem ou ao convívio familiar.

De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ronaldo Cachoni Zanchetta, o levantamento representa um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos.
“O Censo vai permitir que tenhamos dados mais precisos sobre a realidade da população em situação de rua. Essas informações serão fundamentais para elaborar estratégias de atendimento, acompanhamento e construção de planos de ação que realmente atendam às necessidades desse público”, explicou o secretário.

A proposta de realização do Censo vinha sendo discutida desde fevereiro deste ano, em reuniões conjuntas entre a segurança pública — Polícia Militar e Guarda Civil Municipal — e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Após entendimentos com o Ministério Público, a ação foi oficialmente colocada em prática.

As abordagens ocorrem de duas a quatro vezes por semana, em diferentes horários, com predominância no período noturno, entre 23h e 2h da manhã.
Algumas também são realizadas no período da tarde.

Até o momento 53 pessoas já foram cadastradas no levantamento.
Destas, 11 não pertencem ao município de Ourinhos. Parte delas relatou estar apenas de passagem pela cidade e seguiu viagem após o contato com as equipes.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.