segunda, 21 de abril de 2025
Publicado em 15 jan 2015 - 07:40:01
Da redação
Verão, época de muito calor e chuvas da temporada. Período propício para a reprodução do Aedes Aegypti, o transmissor do mosquito da dengue. Com isso, é necessário intensificar os cuidados e evitar a proliferação do mosquito.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, por meio da Vigilância Epidemiológica, apontam que até o final de 2014, foram registrados 195 casos de dengue no município, sendo 185 autóctones (quando contraído na própria cidade) e 12 importados (contraído em outro município).
Desde a última sexta-feira a equipe de agentes de combate a dengue estão realizando diversas ações pelos bairros da cidade com casos reagentes da doença, como Flamboyant e Jd. Califórnia. Hoje e amanhã (13 e 14) a equipe está concentrada no Jd Europa e Eldorado. Na quinta-feira, até o final desta semana será a vez de nebulizar a Vila Margarida.
Mesmo com as ações realizadas pelo município a colaboração da população é indispensável para controlar os focos do mosquito Aedes Aegypti, que além da dengue transmite também a febre Chikungunya. “A Secretaria de Saúde pede encarecidamente que as pessoas continuem contribuindo conosco, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes, limpando seus quintais e terrenos, não acumulando entulhos e principalmente mantendo caixas d’água, vasos de plantas, garrafas pets e pneus livres de água parada. Pedimos inclusive uma atenção especial dos moradores do CDHU, Vl Brasil e Eldorado, pois nesses locais já foram confirmados casos de dengue este ano”, disse a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Yara Bunder.
A dengue é uma doença grave e que pode causar a morte, por isso a melhor maneira de evitar uma picada do mosquito transmissor é eliminar de uma vez por todas os seus criadouros.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.