quarta, 15 de janeiro de 2025
Publicado em 18 ago 2016 - 06:52:56
O número de registros de candidaturas para vereador em Ourinhos subiu de 136, em 2012, para 171 nesse ano. Em comparação com as últimas eleições, o pleito de 2016 terá 35 candidatos a mais. Algumas dessas 171 candidaturas ainda aguardam julgamento por parte da Justiça Eleitoral referente a questões ligadas a Lei da Ficha Limpa, no entanto é visível que tal aumento, contrariando até a previsão de especialistas, revela uma estratégia dos partidos.
“Não há dinheiro, há inúmeras restrições impostas pela lei, o que restou para nós foi buscar pessoas que tem visibilidade nos bairros para “puxar votos”. Os partidos com maior número de “puxadores de votos” terão um coeficiente maior, beneficiando os candidatos mais votados”, afirma um coordenador de campanha. De fato, a fórmula de cálculo para definir quais são os vereadores eleitos não leva em conta apenas os votos individuais, mas sim os votos na coligação, uma coligação com vários candidatos, mesmo que com poucos votos individualmente, garante as cadeiras para os mais votados.
“Fiquei surpreso com o aumento do número de candidatos”, afirma outro coordenador de campanha: “esse aumento vai diluir mais os votos, mas infelizmente vai acabar renovando muito pouco a câmara, pois os mais votados das coligações são sempre os políticos de mais nome e mais tradição”, completa. Um candidato procurado pelo Novo Negocião também expressou surpresa diante do aumento da concorrência: “as coligações precisavam encontrar alternativas, essa acabou sendo uma delas. Esse ano a campanha vai ser na sola do sapato, de porta em porta, de quarteirão a quarteirão. O candidato que ficar em casa não vai ter o voto nem da própria família”.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.