quinta, 18 de abril de 2024

Ourinhos terá um grande salto de melhorias e avanços na Saúde Pública

Atual gestão planeja reformar todos os Postos de Saúde e construir mais 6 novos, além de várias outras ações, num padrão moderno e sustentável.

 

Marcília Estefani

 

Através de um trabalho em conjunto entre as secretarias públicas e o aval do legislativo, a prefeitura de Ourinhos planeja transformar a saúde do município avançando 30 anos em 5, possibilitando inclusive melhorar a formação e qualificação de toda equipe.

O Programa de Melhoria da Qualidade do Sistema de Saúde de Ourinhos vai de vento em popa, e será realizado através de recurso viabilizado junto ao banco internacional de fomento ao desenvolvimento – BID, graças a coordenação do secretário de Governo, Caio Lima, empenho do secretário de Saúde, Donay Neto.

Dr Paulo Ferreirinha, conhecido como ‘médico do povo’, também comemora a evolução que a saúde terá com esse projeto que conta ainda com parceria da Educação, liderada pelo secretário Lucas Shoiti Suzuki.

Uma matéria sobre a aprovação do empréstimo de aproximadamente R$ 200 milhões para Ourinhos já foi publicada no próprio site do BID. O banco tem um período de desembolso de 5 anos, um período de carência de 6 anos e uma taxa de juros baseada na SOFR, 20 anos para finalização do contrato com juros negativo, potencializando e demonstrando a capacidade financeira e de gestão da Prefeitura de Ourinhos.

Esta operação vai melhorar a capacidade de gerenciamento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de investimentos na transformação digital, o que permitirá ainda ampliar a integração dos serviços, melhorar a administração e reduzir custos do sistema.

Além de reformar todos os postos de saúde e construir mais 6 novos, num padrão moderno e sustentável, a operação inclui a construção de um Centro de Controle de Zoonoses, de um centro especializado em saúde de adolescentes e a renovação e equipagem do centro especializado de saúde infantil, entre outras ações.

Com cerca de 115 mil habitantes, Ourinhos é um dos principais municípios da região oeste do Estado de São Paulo. Estima-se que mais de 80% da população conta apenas com os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

O empréstimo beneficiará diretamente a população ourinhense e de outros municípios da região, especialmente a população que depende exclusivamente do atendimento do SUS. Desta forma, o projeto deve alcançar cerca de 200 mil pessoas, incluindo 100 mil mulheres, 50 mil afrodescendentes e 45 mil pessoas com deficiência.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.