domingo, 17 de agosto de 2025

Outono começa com chuva e temperaturas mais amenas em Ourinhos e região

Publicado em 23 mar 2025 - 10:40:06

           

Um bom volume de água já caiu até a manhã do domingo, e devem voltar no final do dia e à noite

 

Marcília Estefani

 

Ao menos no papel o verão acabou na quinta-feira, 20 de março, às 6h da manhã. Apesar da chuva inesperada que teve início ontem, sábado, 22, amenizando as temperaturas, o calor deve continuar e suas características serão sentidas ainda nos próximos meses.

Desde as 6h01 do dia 20 se vive o Outono 2025 e vamos com ele até 20 de junho às 23h42, e mesmo com o fim do verão, é esperado que este outono seja um dos mais quentes comparado aos últimos anos, devido a condições meteorológicas e mudanças climáticas. De acordo com a MetSul, terão dias quentes ainda em abril e maio, com possibilidade de junho também manter as temperaturas altas, ainda que mais frescas.

Mas o que esperar nos próximos dias em Ourinhos? As previsões de chuvas isoladas que tínhamos para o sábado e domingo, foram derrubadas por chuva forte que atingiu a cidade e região já na tarde do sábado, 22, persistindo por toda a noite, madrugada e manhã do domingo, 23.

 

 

De acordo com o portal ourinhense Tempo Ourinhos, as chuvas devem diminuir a partir das 10h, porém, entre a tarde e a noite pode vir mais.

Os modelos ainda indicam a presença de instabilidade pela região e possibilidades de mais chuvas até a quarta-feira, depois predomínio de tempo seco, com temperaturas de até 33ºc.

 

Imagens Tempo Ourinhos – a Natureza agradece e aproveita a chuva

 

MODELOS METEOROLÓGICOS – Nos últimos dias modelo CFS indicava que abril e maio tenham chuvas um pouco abaixo da média (que é 100/140mm em abril e 80/100mm em maio) e chuvas entre dentro a acima da média em junho (cuja a média é de 60/80mm).

As temperaturas com clima seco ficarão acima da média especialmente entre o fim de março e primeira quinzena de abril, quando ainda veremos temperaturas acima dos 30ºc na região. Se chover, temperaturas diminuem consequentemente.

Conforme o decorrer das semanas e ao aproximar do inverno o calorão vai saindo de cena, intercalado com noites mais amenas.

Com neutralidade nos eventos El Niño/La niña espera-se um pouco mais de frio, se comparado aos anos de 2023 e 2024.

Agora é aguardar, nas próximas semanas as mudanças graduais entre o verão e o outono e principalmente, para os amantes do inverno, o avanço do frio, que geralmente começa a dar as caras entre o final de abril e início de Maio.

 

CURIOSIDADES – No dia de equinócio, ou seja, data em que a estação do ano muda para outono ou primavera, a distância entre o Sol e a Terra é a mesma para os dois hemisférios. Por isso, a luz solar aparece durante 12h do dia, enquanto a noite possui as mesmas 12h. Ao longo dos meses até junho, no Brasil e demais países do Hemisfério Sul, as noites se alongam até a chegada do inverno, quando há a maior noite do ano (solstício de inverno).

Entre um inverno normal e um inverno quente, tudo dependerá se não enfrentaremos novos bloqueios atmosféricos longos.

Bloqueios atmosféricos inibem a passagem de Frentes Frias e consequentemente deixam o clima mais quente e mais seco. Porém, sem esse sistema de bloqueio, há livre caminho para passagens de Frentes Frias e consequentemente a entrada de ar frio.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.