sexta, 08 de dezembro de 2023
José Luiz Martins
Notícia publicada pelo NovoNegocião na edição do dia 04 de setembro divulgou que uma reunião aconteceria no dia 15 de setembro em Brasília com o Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, representantes da concessionária Econorte, que mantém o pedágio na divisa SP/PR, e o Deputado Federal Capitão Augusto Rosa. Na pauta do encontro a proposta do deputado à concessionária para que isente de cobrança de pedágio, veículos com placas de Jacarezinho, Ourinhos e Cambará.
Conforme informações da assessoria do Deputado Capitão Augusto, a reunião não aconteceu em virtude da concessionária ter solicitado ao Ministro Antônio Carlos Rodrigues que fosse remarcada em outra data com a alegação de que precisaria de mais tempo para fechar o levantamento avaliando o impacto financeiro para a empresa e outros aspectos que envolvem a negociação.
Não foi divulgado ainda a data, a expectativa é que a reunião aconteça ainda na próxima semana. Um possível desfecho que possa acabar com o impacto financeiro que o pedágio ilegal na divisa vem ocasionando para milhares de pessoas da região é uma notícia a muito tempo aguardada pela população das cidades de Ourinhos, Jacarezinho e Cambará. Prejudicados com a cobrança abusiva imposta há mais de dez anos, esses municípios sofrem pela distância entre eles que não passa de 25 quilômetros e pela relação sócio econômica entre a população.
Lucro de 1000% – Para a concessionária o aditivo de contrato firmado (nº 34/2002) com o governo do Paraná em 2002 acrescentando mais 51,5 km à concessão original foi um grande negócio. Conforme apurou as investigações da CPI dos Pedágios no Paraná, a praça de pedágio da Econorte em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, aumentou o lucro da concessionária 1000% entre 2002 e 2014, um número de fazer inveja ao narcotráfico, definiram os membros da CPI.
Nas outras praças administradas pela empresa pertencente a construtora Triunfo, a lucratividade teve evolução de 360% a 524%, nos 340 quilômetros de rodovias no Norte do estado administrados pela Econorte o lucro com a cobrança de pedágio foi de R$ 177 milhões em 2014, superando de longe a inflação.
Guarde seu recibo – Desde que transferiu o pedágio de Andirá para divisa SP/PR a Econorte responde na justiça a Ação Civil Pública n° 20067013002434-3, um processo judicial, cujo ponto central é o fato de a concessionária ter transferido a praça que funcionava na BR-369 em Andirá para a mesma rodovia em Jacarezinho e, além disso, ter construído ilegalmente mais uma praça na BR-153 (Ponte Velha) sem licitação. Embora o aditivo tenha sido considerado nulo pelo Ministério dos Transportes e a ação ter sido acolhida em 3 instâncias do judiciário, uma imensa população tem sido penalizada economicamente em seus deslocamentos diários, para trabalhar, estudar, na procura de serviços, compras, na busca de assistência médica e até lazer. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal.
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