quinta, 02 de outubro de 2025

População reclama da retirada de lombadas na Raposo Tavares onde foram instalados radares

Publicado em 02 ago 2025 - 17:23:32

           

DER explica que medida proporciona maior eficácia dos medidores de velocidade

 

Marcília Estefani

 

A população ourinhense se mostrou bastante preocupada na última semana com a retirada das lombadas existentes na Rodovia Raposo Tavares (SP 270), em trecho em frente ao Auto Posto Machado. A ação, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) teve início na terça-feira, 29 de julho, após instalação dos novos radares eletrônicos nos quilômetros 374,5 e 377,4 da via, que ainda não estão em funcionamento.

A preocupação fica por conta do trecho ser de grande movimento, e local onde já foi, anteriormente às lombadas, palco de acidentes graves. “Agora sem as lombadas e sem radar, o local volta a ficar muito perigoso aqui, os motoristas vão ter que ter muita consciência de respeitar a velocidade permitida que já não é pouca”, disse o Senhor João da Cruz, morador do entorno.

 

 

Em nota o DER afirma que a retiradas das lombadas atende a critérios técnicos, com objetivo de aumentar a segurança no tráfego. “Por motivo de aferição dos radares, as lombadas começaram a ser retiradas no dia 29 de julho, com previsão de conclusão até o início de agosto. A medida se deve à implantação de dispositivos eletrônicos de fiscalização nos mesmos locais, que proporcionam maior eficácia e segurança no controle de velocidade”.

Ainda de acordo com o departamento, todas as mudanças fazem parte de um processo contínuo de aprimoramento da mobilidade urbana e da segurança viária. “As propostas estão sendo criteriosamente avaliadas por uma equipe técnica especializada, com base nas normas vigentes e com o objetivo de trazer benefícios reais à população”, destacou o comunicado.

O DER ressalta na nota, que especificamente na SP-270, no município de Ourinhos, os radares já foram implantados, no entanto estão em fase de testes e ainda não entraram em operação.

 

 

Lembrando que na SP-278 (Rodovia Mello Peixoto), também temos nos medidores de velocidade instalados, e, segundo o DER, também tem programação de retirada de lombadas.

Por fim o departamento reitera que antes do início da operação haverá ampla divulgação através dos canais oficiais do governo, imprensa, Diário Oficial do Estado de São Paulo e da plataforma Monitora SP.

Portanto resta aos motoristas que utilizam este trecho na SP-270 e SP-278, aumentar a atenção, tomar todas as medidas de segurança possíveis para diminuir o risco de acidentes no local.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.