domingo, 17 de agosto de 2025
Publicado em 27 mar 2025 - 17:01:55
Alunos de diversos cursos poderão estagiar em secretarias da prefeitura
Da Redação
A Prefeitura Municipal de Ourinhos e a Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora do Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO) firmaram, na manhã desta quinta-feira (27) um importante Protocolo de Intenções.
Esse acordo estabelece um vínculo cooperativo entre o setor público e a iniciativa privada, com um objetivo claro: melhorar os serviços prestados à população de Ourinhos e região. A ideia é trazer mais benefícios ao atendimento da população e preparar os alunos para o mercado de trabalho. O UNIFIO atualmente oferece 24 cursos de graduação e a parceria vai permitir que alunos dos cursos de graduação da instituição realizem estágios nas diversas secretarias do município.
O documento foi assinado pelo prefeito Guilherme Gonçalves e pelo presidente da Fundação Doutor Roque Quagliato. Também participaram da solenidade a reitora do UNIFIO e diretora executiva da FEMM, Gláucia Librelato, o secretário de Justiça e Cidadania, Renato José Nepomuceno de Freitas Hernandes, vice prefeito Alexandre Zoio, vereador Vadinho, o Membro do Conselho de Mantenedores Doutor José Carlos Hernandes Holgado e mais autoridades municipais presentes.
A iniciativa prevê que a Prefeitura apresente suas demandas ao UNIFIO por meio das secretarias, de forma a direcionar os estagiários para áreas onde haja real necessidade e oportunidade de atuação. Os estudantes atuarão em funções compatíveis com sua área de formação, sempre supervisionados por servidores efetivos.
Entre as áreas contempladas estão os cursos da saúde como Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, com possibilidade de atuação em unidades como a UPA, UBS’s e Farmácia Municipal.
Além disso, o futuro projeto abrange cursos como Educação Física, Direito, Engenharia, Medicina Veterinária, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Artes Visuais, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Pedagogia.
Segundo a reitora Gláucia Librelato, o estágio em ambientes públicos é uma oportunidade ímpar de aprendizado. “As empresas e instituições públicas, muitas vezes, não têm dimensão do quanto as parcerias com universidades podem contribuir para a formação dos alunos e também para o aprimoramento do serviço prestado à comunidade”, afirmou.
A formalização da parceria é fruto de um requerimento de autoria do vereador Vadinho (Requerimento nº 110/2025), que desde o início defendeu a viabilidade de uma parceria público-privada com o Centro Universitário. “Isso terá um grande impacto na rede municipal, trazendo mais benefícios para nossa cidade e para nosso cidadão”, avaliou.
De acordo com a Lei Federal nº 11.788/2008 (Lei do Estágio), se a atividade for obrigatória, não há ônus para o município. Já em casos de estágio remunerado, o convênio segue a Lei Complementar Municipal nº 673/2010, que autoriza a administração pública a firmar esse tipo de parceria com instituições de ensino superior.
Foto: Divulgação.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.