quinta, 02 de outubro de 2025
Publicado em 28 mar 2025 - 17:53:41
O projeto visa conscientizar as crianças para que ajam como multiplicadores em suas famílias
Fernando Lima
A Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, lançou o Projeto Multiplicadores Mirins, uma iniciativa que capacita alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para atuarem na prevenção da dengue e outras arboviroses.
Diante do aumento dos casos de dengue no município, o projeto visa conscientizar e mobilizar a comunidade escolar na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Os alunos receberão 20 horas de capacitação, com palestras e atividades práticas, tornando-se agentes multiplicadores de informação e prevenção em suas famílias e bairros.
O projeto, que também tem parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Tiro de Guerra, já esteve na escola municipal Jandira Lacerda Zanoni, no Jardim Itamaraty e promoveu de forma lúdica, uma gincana e outras atividades educativas para a conscientização das crianças sobre o assunto.
Os funcionários do setor de Endemias da Secretaria de Saúde, também estiveram presentes e levaram instruções e conhecimento para os alunos, além de apresentarem as larvas do mosquito de forma prática.
A vereadora Raquel Spada esteve na escola e comentou a importância do projeto para o combate ao mosquito. “As crianças são multiplicadoras, eles conseguem alcançar muitos lugares, não só a casa delas, mas também a casa dos tios, dos avós; e plantando essa sementinha de conscientização ajudaremos muito no combate à dengue em nossa cidade”, apontou a parlamentar.
A iniciativa poderá ser integrada ao Programa Saúde na Escola (PSE), permitindo a captação de recursos para sua expansão. Com a participação de 33 unidades escolares, o objetivo é criar uma rede de conscientização contínua, fortalecendo a cultura da prevenção e reduzindo os impactos da doença.
Fotos: Divulgação.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.