sexta, 21 de novembro de 2025
Publicado em 26 set 2025 - 11:51:43
Após nomeações e trocas de titulares de algumas secretarias, secretário de Educação Rodrigo Mendes dá sinais de que será o próximo a ‘abandonar o barco’
Marcília Estefani
O Diário Oficial do Município, publicado na noite da terça-feira, 23 de setembro de 2025, trouxe novas alterações em cargos importantes da Prefeitura Municipal, com exonerações e nomeações já esperadas e outras manobras para mais uma tentativa de estruturar a equipe.
NOVA PROCURADORA GERAL – A nomeação mais esperada era para a substituição do advogado André Melo, que após conversar com o EN DIA & NEGOCIÃO na quinta-feira, 18/9, garantindo que ficaria no cargo até dia 30/9, teve sua exoneração confirmada oficialmente no Diário Oficial a partir de 22/9.

Em seu lugar, assumiu como procuradora do município, Yasmin Zanuto Leopoldino, que foi exonerada do cargo de Secretária Municipal de Justiça e Cidadania para assumir o novo posto.
Advogada criminalista, Yasmim assumiu a Secretaria de Justiça após a saída do Dr. Renato José Nepomuceno de Freitas Hernandes. A profissional já atuou como Procuradora-Geral do Município de Chavantes/SP no período de setembro de 2021 e abril de 2025.

SECRETARIA DE JUSTIÇA SOB NOVA DIREÇÃO – O advogado Rafael Ken Fukuyama, que até então era diretor de Gestão Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, foi exonerado e na sequência, nomeado Secretário Municipal de Justiça e Cidadania.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA DANÇA DAS CADEIRAS – A notícia que ninguém esperava, diz respeito ao Secretário de Educação Rodrigo Mendes, que deve ser o próximo a deixar a secretaria.
Segundo informações apuradas pelo EN DIA & NEGOCIÃO, Rodrigo fica apenas até o final deste mês de setembro, e deve voltar às salas de aulas na rede estadual.
Informações não oficiais apuradas pela reportagem e que aqueceram nos noticiários das redes sociais, é de que Rodrigo teria tomado esta decisão por motivos pessoais e profissionais, visto que pretende voltar a lecionar.
Porém, o descontentamento frente a algumas situações internas da administração, entre elas a distribuição da merenda escolar fazem parte dos grandes desafios enfrentados pelo profissional que podem ter culminado em sua decisão.
Rodrigo é o segundo Secretário a assumir esta pasta, tomou posse em 11 de março de 2025, em substituição á professora Carminha (Carmem Lúcia Machado) que ficou no cargo por menos de 3 meses.

OUTRAS ALTERAÇÕES – Também foram registradas no Diário Oficial, outras alterações, principalmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Uma delas foi a exoneração de Diego Rumim da Cruz da função de confiança de Gerente de Infraestrutura Turística.
Diego passa a exercer a Função de confiança de Gerente de Assuntos Econômicos, em substituição a Renata Botelho Meleiro. Renata deixa a função de confiança de Gerente de Assuntos Econômicos, para exercer a de Gerente de Infraestrutura Turística.
Já Otacilio Donizeti Tavares de Andrade foi nomeado para exercer a Função de confiança de Gerente de Compras do Centro de Serviços, junto a Secretaria Municipal de Governo, em substituição a exoneração de Agnaldo Detoni, ocorrida em 16 de setembro de 2025.
Houve ainda outras exonerações na Secretaria Municipal de Governo, como a de Anderson Afonso Cláudio, do cargo em comissão de Secretário Adjunto, de Márcio Rogério Alexandre, da função de confiança de Gerente de Controle de Frota do Centro de Serviços, e de Geraldo Celestino de Paula, da função de confiança de Gerente de Serralheria, junto a Sec. Municipal de Governo.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.