quinta, 12 de setembro de 2024
Publicado em 28 jul 2017 - 04:01:58
Da redação
Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Ourinhos se reuniram semana passada com o prefeito Lucas Pocay e o presidente da Câmara Alexandre Dauage para mais uma etapa da elaboração do projeto que vai pleitear junto ao Governo do Estado o selo de MIT (Município de Interesse Turístico) para Ourinhos. O projeto foi elaborado no governo passado pelo Comtur em parceria com a Prefeitura mas retornou com recomendação para alguns ajustes.
A primeira versão do projeto foi apresentada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pelo deputado Mauro Bragato em 2016. Na reapresentação do projeto com as correções optou-se agora por encaminhá-lo através de outro deputado. “Temos uma parceria muito forte com o deputado estadual Wellington Moura, que está dando todo apoio para que a gente conquiste esse selo. O prefeito Lucas Pocay já disse que isso é uma das prioridades de seu governo”, disse Dauage.
A conquista do MIT representa a destinação de recursos de R$ 550 mil todos os anos para investimento na estrutura de turismo da cidade. Também na semana passada, em reunião realizada em Timburi com cidades da região, o secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko, anunciou que das 120 vagas restantes – eram 140 no total – 10 estão reservadas para os municípios pertencentes ao Projeto Angra Doce, de autoria do deputado federal Capitão Augusto. Mas a reserva não é garantia do selo, já que cada cidade deve apresentar o seu projeto para passar por aprovação de uma comissão estadual. “Não conseguimos aprovar o MIT em bloco”, alertou o secretário de Estado.
Segundo explica o Prefeito Lucas Pocay, para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante, sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem, restaurantes, entre outros atributos.
“Ourinhos apresenta um potencial turístico enorme. Temos a estrutura ferroviária que pode ser utilizada, por exemplo. Temos festivais consolidados de música, dança e teatro. Há várias propostas que unem os potenciais de Ourinhos, basta ter criatividade para inovar e fortalecer a cidade no cenário nacional”, declarou Lucas.
O projeto dos MIT é uma inovação do Estado enquanto política pública de promoção ao turismo dos municípios com menos de 200 mil habitantes. A partir de agora, a cada 3 anos, 3 MITs sobem à categoria de Estância Turística e outros 3 que já são estâncias caem para MIT. “É como no campeonato brasileiro de futebol em que temos a primeira e a segunda divisão”, explicou Benko.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.