segunda, 18 de agosto de 2025
Publicado em 13 jul 2024 - 09:27:47
Agora a lista de medicamentos gratuitos passa a 39
Fernando Lima
Agora a população poderá retirar de graça remédios para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Pelo menos 3 milhões de usuários serão impactados, com economia de até R$ 400 ao ano.
O programa Farmácia Popular comemorou 20 anos nesta quarta-feira (10) e o Ministério da Saúde anunciou nesta data que vai passar a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população.
O programa conta com 41 itens, entre remédios, fraldas e absorventes, que são oferecidos de graça ou com preço reduzido para a população, com receita médica.
Antes da medida, apenas medicamentos de asma, diabetes, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. As outras medicações participantes do programa eram custeadas em até 90% do valor pelo Ministério da Saúde e o restante era pago pelo cidadão, de acordo com o valor praticado por cada farmácia. Agora, com essa nova medida, 39 dessas medicações serão totalmente gratuitas. Com essa medida, espera-se que 3 milhões de pessoas utilizadoras do programa sejam impactadas, o que deve gerar uma economia de até R$ 400,00 por ano para os usuários. São mais 10 medicamentos que entraram na lista da gratuidade para tratamento de doença de Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Farmácia Popular está em 85% das cidades brasileiras, cerca de 4,7 mil municípios com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados.
Confira a lista de medicamentos incluídos no programa:
Colesterol alto
Doença de Parkinson
Glaucoma
Rinite
Como retirar a medicação?
Para retirar a medicação, o cidadão precisa se dirigir a uma farmácia que exiba o selo “Aqui tem Farmácia Popular” e apresentar os seguintes documentos:
Já para retirar fraldas geriátricas, é preciso que o cidadão tenha mais de 60 anos ou seja pessoa com deficiência e apresente prescrição, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso das fraldas.
Imagem: Reprodução.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.