segunda, 16 de junho de 2025

Projeto capacita catadores de recicláveis em Piraju

Publicado em 11 mar 2015 - 10:10:45

           

Da redação 

O projeto de implantação da Coleta Seletiva Solidária em Piraju, desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ourinhos – um dos três selecionados pela 2ª edição do Prêmio Duke Energy Energia da Inovação -, recebeu da Duke Energy, a título de patrocínio, o valor de R$ 50 mil. A premiação ocorreu na quinta-feira no escritório administrativo da companhia, em São Paulo, pelas mãos do presidente Armando Henriques, que destacou a importância da extensão universitária e na identificação de oportunidade de capacitação e geração de renda nas comunidades ao longo do Rio Paranapanema.

Além dos representantes das três instituições vencedoras, o evento contou com a presença de membros do Programa Universidade Solidária (UniSol), parceiro na iniciativa.

De acordo com o professor Marcelo Dornelis Carvalhal, o projeto é realizado junto à Associação dos Coletores Urbanos de Piraju (ACLU), tendo como objetivos a construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas a melhorias nas condições de trabalho e geração de renda dos catadores, em consonância à Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A proposta visa, sobretudo, políticas de sensibilização da comunidade pirajuense e dos gestores públicos em especial. Além disso, queremos trabalhar numa perspectiva colaborativa com os associados, identificando com eles as oportunidades de incrementarem a renda da atividade, através da reorganização para melhores condições do trabalho e aquisição de equipamentos para aumentar a produtividade”, expõe.

Junto do aporte financeiro feito pela Duke Energy, o UniSol é responsável pelo acompanhamento e suporte técnico por 12 meses, durante o processo de implantação e desenvolvimento do projeto.

Outras iniciativas

Nesta edição, o Prêmio Duke Energy – Energia da Inovação contemplou ainda as seguintes instituições e seus respectivos trabalhos: Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) / Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Jacarezinho, com o projeto “Renda Solar: Secagem de Alimentos por Fonte de Energia Renovável (Solar) – Possibilidade de Geração de Renda para o Pequeno Produtor Rural de Jacarezinho”; e a Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados (FACESI), Ibiporã, que desenvolve o Projeto de Capacitação da Comunidade Surda de Ibiporã (Prosurdo).

Cada uma recebeu a quantia de R$ 50 mil e o amparo técnico para colocar a proposta em ação.

Prêmio

Lançado em 2012, o Prêmio Duke Energy Energia da Inovação é realizado pela Duke Energy em parceria com a ONG Alfasol, responsável pelo programa Unisol, e direcionado a professores e estudantes de graduação de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, localizadas nos Estados de São Paulo e Paraná, que atuem nas regiões do baixo ao alto Paranapanema. 

O objetivo é reconhecer e apoiar projetos de extensão universitária que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades próximas das hidrelétricas operadas pela Duke Energy. A iniciativa mobiliza e apoia equipes universitárias na realização de ações para o desenvolvimento humano e social, proporcionando troca de experiências entre acadêmicos e comunidades atendidas. 

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site www.premiodukeenergy.com.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.