sábado, 07 de dezembro de 2024

Projeto do Contorno Ferroviário de Ourinhos avança

Publicado em 05 maio 2017 - 11:41:31

           

Hernani Corrêa 

Na manhã de hoje, 5, o prefeito Lucas Pocay juntamente com o deputado Ricardo Madalena informaram novidades em relação ao contorno ferroviário. O processo se arrasta há anos.

Segundo o deputado, o IBAMA – Instituto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – que havia dado uma licença provisória, deu parecer favorável à instalação do contorno ferroviário e já encaminhou para Brasília para que uma diretoria analise e expessa a Licença Definitiva.

Que isto deve ocorrer na semana que vem para que a obra possa ser licitada. O próximo passo agora, segundo ele, é obter a Licença de Execução e o Orçamento.

Paralelamente a este processo, a Rumo, atual concessionária da malha ferroviária que passa por Ourinhos, em setembro deve renovar por mais 20 ou 30 anos e para isso terá que haver investimentos, segundo Madalena.

“Para esses investimentos, Ourinhos já estará credenciado a licitar, porque terá tudo aprovado para executar. Se não conseguir via concessão da Rumo, contaremos com nossos deputados que estão em Brasília para que no ano que vem tenhamos recursos no orçamento”, acrescentou Madalena. 

Pateo de Manobras para Canitar – Canitar possui espaço que poderia abrigar o pátio de manobras existente em Ourinhos, sem prejuízo à cidade. Simultaneamente, a maioria das empresas que se beneficiam dos trilhos hoje estão daquele lado da cidade, como Ipiranga, Heringer e Raizen, fato que dispensaria a construção do contorno ferroviário.

Questionado, o deputado acredita nessa possibilidade pois “o projeto foi desenvolvido em parceria com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura – em 2006, executado e contratado pela prefeitura de Ourinhos na época. Não se contemplou no projeto o pátio de manobras, já pensando na hipótese de Canitar”. 

Novo Projeto – O prefeito Lucas Pocay informou que pretende executar o Projeto VLT – Veículos Leves sobre Trilhos que, segundo ele, já tem a anuência da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. “Inicialmente, faríamos um trem turístico de Ourinhos até Salto Grande, visto que a malha ferroviária do Jardim Santos Dumont até o centro já não está mais sendo utilizada”.

O projeto vai além, segundo o prefeito. “Queremos implantar também o transporte público em Ourinhos, utilizando os trilhos que já existem, fazendo estações nos bairros como Cohab, por exemplo. Seria integrado com os ônibus e daria conforto e agilidade aos usuários. Isto diminuiria o número de carros na cidade”, finalizou Pocay.

 

 

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