terça, 14 de janeiro de 2025
Publicado em 10 mar 2015 - 01:00:10
Da redação
A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria, no mês de fevereiro, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – SEBRAE a fim de desenvolver o Projeto Jovens Empreendedores.
A Unidade Escolar contemplada para desenvolver o projeto foi a EMEF “Profa. Jandira Lacerda Zanoni”. Os professores desta já iniciaram a capacitação integral, dividida em seis encontros, totalizando 28 horas, todas realizadas no SEBRAE. O encontro final aconteceu na última sexta-feira, 06.
Esta capacitação dos professores é pré-requisito para o desenvolvimento do projeto. Em seguida, os professores desenvolverão o projeto com os alunos do 1º ao 5º ano da unidade escolar.
O projeto visa a disseminação da cultura empreendedora para instituições formais de ensino fundamental, por meio do incentivo aos comportamentos empreendedores. Além de possibilitar uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivar aos educandos a busca de inserção no mercado de trabalho com uma postura empreendedora ou a criação de negócios próprios.
O tema proposto para cada ano é adequado à faixa etária correspondente, bem como os jogos, as dinâmicas grupais, exercícios e pesquisas intra e extraclasse. O primeiro ano tem como tema: “O mundo das Ervas Aromáticas”.
Já o segundo ano, “Temperos Naturais”; o terceiro ano, “Oficina de Brinquedos Ecológicos”; o quarto ano, “Locadora de Produtos” e o quinto ano, “Sabores e Cores”. Estes temas, além do conteúdo técnico, abordam temas relacionados à cultura da cooperação, inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
De acordo com a analista do Sebrae, Maria Beatriz Ximenes Zanata, que é gestora e multiplicadora do programa, a capacitação foi um sucesso. “Os professores da EMEF Jandira Lacerda Zanoni absorveram muito bem o conteúdo e estão totalmente aptos a capacitar os alunos no tema Empreendedorismo”, informou.
“Será um avanço para o município, quando conseguirmos implementar o projeto em toda a rede. A expansão é importante, pois o projeto prepara o aluno para ser protagonista da própria vida, possibilitando a vivência em equipe, o erro como parte da aprendizagem, e o desenvolvimento da percepção com o que acontece ao seu redor”, ressalta Beatriz.
Para a Secretária Municipal de Educação, Profa. Maria Tereza Paschoal de Moraes, este projeto é mais um aliado da educação de qualidade. “Primeiro agradeço a todos que participaram da capacitação. Com certeza o projeto será muito produtivo para toda a comunidade do Jd. Itamaraty e região, com a formação de novos empreendedores. Esses alunos são o futuro de Ourinhos e a formação empreendedora ajudará no desenvolvimento da região e de nossa cidade”, destacou.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.