quinta, 28 de agosto de 2025
Publicado em 28 ago 2025 - 16:55:29
Iniciativa foi idealizada a partir das discussões levantadas nas Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa
Da redação
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ourinhos deu início, em junho deste ano, ao projeto “Olhares que Cuidam: Conscientização Comunitária pelos Direitos da Pessoa Idosa”, uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso à informação e sensibilizar a comunidade sobre a importância da proteção integral dos idosos.
Idealizado a partir das discussões levantadas nas Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, o projeto nasceu do trabalho conjunto da estagiária de Serviço Social Ana Elisa Soccio – da Faculdade Estácio de Sá – com a equipe do CREAS, sob coordenação de Sueli Farias e supervisão técnica de Diana Lameirão. A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a parceria dos quatro CRAS do município e do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Segundo a coordenação, a proposta vai além da difusão de informações: busca mobilizar familiares, cuidadores e a comunidade em geral para reconhecer e enfrentar situações de violência contra idosos, além de orientar sobre canais de denúncia, benefícios assistenciais e previdenciários. “O foco é fortalecer a rede de apoio familiar, comunitária e institucional, estimulando o protagonismo da pessoa idosa em sua vida e na sociedade”, explica Sueli Farias, gerente do CREAS.
As atividades são realizadas em ciclos mensais de Rodas de Conversa, com encontros nos CRAS e no CCI. Em junho, o projeto abordou a Campanha Junho Violeta, voltada à conscientização sobre a violência contra idosos. Em julho, o tema foi o Estatuto da Pessoa Idosa. Já em agosto, em parceria com a OAB, o advogado Dirceu Castilho, coordenador da Comissão de Direito Previdenciário, conduziu debates sobre benefícios previdenciários, Benefício de Prestação Continuada (BPC), além dos riscos de golpes e empréstimos abusivos.
O cronograma segue até setembro, quando o ciclo será encerrado com reflexões sobre o fortalecimento do protagonismo da pessoa idosa no convívio familiar e comunitário.
Próximos encontros do projeto:
02/09 – 14h – CRAS IV
08/09 – 10h – CCI
17/09 – 09h – CRAS II
18/09 – 09h – CRAS I
23/09 – 09h30 – CRAS III (Associação de Moradores do Pacheco Chaves)
23/09 – 14h – CRAS IV
A gerente do CREAS destacou ainda a importância da união de esforços para a realização do projeto: “Esse trabalho só é possível graças à parceria dos CRAS e do CCI, representados por suas equipes, que abraçaram a proposta e ajudam a transformar informação em proteção e cidadania para os idosos de Ourinhos.”
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.