sexta, 10 de outubro de 2025
Publicado em 08 out 2025 - 11:17:07
O objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade do veículo que o radar registra está correta e de acordo com a legislação
Da redação
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou verificação metrológica na terça-feira, 7 de outubro, em equipamentos de radares de Ourinhos, a fim de verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade do veículo que o radar registra está correta e de acordo com a legislação.
Os equipamentos analisados estão instalados na rua Cardoso Ribeiro, rua Vitório Christoni, rua Duque de Caxias, rua Hermínio Joaquim dos Remédios, avenida Doutor Alcebíades Ferreira de Moraes. Os instrumentos foram todos aprovados.
Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinada ao monitoramento do trânsito, em todo o estado de São Paulo. conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. a obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
Os radares de velocidade têm o objetivo de reforçar a segurança viária através do monitoramento constante de vias e rodovias, prevenindo acidentes e contribuindo para a proteção do cidadão, fazendo com que os condutores respeitem o limite de velocidade permitido.
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora e envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. A ação foi realizada em Ourinhos pela equipe de fiscalização da regional de Marília.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo instituto.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.