sábado, 11 de outubro de 2025
Publicado em 11 out 2025 - 12:26:30
Segundo o Sindicato, uma nova reunião será realizada no dia 22 de outubro
Marcília Estefani
Professores da Rede Municipal de Ourinhos continuam aguardando o cumprimento de um acordo feito com a Prefeitura em abril de 2025, que inclui a reestruturação do plano de carreira e outras demandas.
Em protesto, professores realizaram um ato silencioso em 3 de outubro para cobrar o cumprimento do acordo e evitar que o assunto tome maiores proporções.
Na época, ficou acordado que um projeto de Lei deveria ser encaminhado ao Legislativo para o cumprimento das propostas, porém, até o momento nada foi feito, apesar das cobranças do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de Ourinhos.
Segundo Sindicato, ficou definido no acordo um aumento escalonado de 9,09% para a referência inicial 1, além da atualização das demais faixas e progressões e reajuste inicial de 3,09% a partir de 1º de setembro de 2025, com o restante previsto para janeiro de 2026.
No entanto até o momento a prefeitura não cumpriu com o combinado. Em 22 de setembro, o Sindicato protocolou um ofício cobrando que a gestão cumpra o acordo e faça os ajustes necessários para o envio do Projeto de Lei.
OUTRO LADO – A Prefeitura de Ourinhos respondeu ao ofício encaminhado pelo Sindicato dos Servidores Públicos, em documento enviado com data de 25 de setembro de 2025, onde a administração municipal informou que enviaria o projeto de lei para apreciação e votação dos vereadores, viabilizando assim o pagamento dos reajustes, porém não especificou uma data para o envio.
ATO DE PROTESTO – Na sexta-feira, 3 de outubro, os professores da rede municipal se vestiram de preto e realizaram um ato silencioso para cobrar da administração o cumprimento do acordo firmado anteriormente
Os profissionais também passaram a utilizar de suas redes sociais para que a questão tenha maior visibilidade, mobilizando mais profissionais, a população em geral e pressionando a prefeitura municipal a oferecer uma posição oficial sobre a demanda.
CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES – Dando continuidade ao processo de negociação e prezando sempre pelo diálogo, o Sindicato participou de mais uma reunião, na terça-feira, 7 de outubro, onde a administração informou que o projeto de lei está sendo redigido e antes de ser enviado à Câmara será encaminhado para a Procuradoria, tendo em vista o decreto de contingenciamento de despesas.
O município justifica a necessidade do parecer para compreender se há conflito ou não entre o acordo firmado com o Sinserpo e Comissão de Professores em relação ao referido decreto.
Nova reunião está agendada para o dia 22 de outubro às 10h00. O Sindicato salienta que de sua parte o acordo é plenamente válido.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.