terça, 14 de janeiro de 2025
Publicado em 23 dez 2016 - 11:55:29
Alexandre Q. Mansinho
O trecho da Rodovia Raposo Tavares que corta a cidade de Ourinhos coleciona vários locais perigosos onde as pessoas correm sérios riscos de acidentes. Não é diferente com a Rodovia Melo Peixoto, outra rodovia que atravessa regiões bem populosas. Há três pontos que são extremamente perigosos e que colecionam ocorrências de acidentes: Vila Brasil e Parque Minas Gerais, na Raposo Tavares; Jardim Itamaraty, na Melo Peixoto.
Na Vila Brasil a situação é muito mais grave: por haver várias oficinas mecânicas, supermercados e um grande número de lojas do ramo de autopeças naquela região, o número de trabalhadores que transitam nas vias de acesso da Raposo Tavares é bem alto. Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, na hora do almoço e no final da tarde, carretas, caminhões tanque, ônibus, carros, motos, bicicletas e pedestres se misturam num trânsito caótico, mal sinalizado e mal projetado.
Recentemente, durante o debate dos candidatos a prefeito da cidade de Ourinhos, o então candidato Toshio Misato disse que o deputado Capitão Augusto havia conseguido junto ao governador Geraldo Alckmin, uma verba com o objetivo de construir um viaduto para diminuir os riscos do trecho. No entanto, enquanto as promessas sem prazo para cumprimento são feitas, todos os dias milhares de moradores e motoristas correm risco de perder a vida.
Há 6 anos o trecho da Rodovia Raposo Tavares que entra na cidade de Ourinhos pelo bairro Parque Minas Gerais teve seu trajeto redesenhado e ganhou um canteiro central. Tais medidas arquitetônicas e urbanísticas representaram, em princípio, uma melhor fluidez no trânsito e uma aparente segurança para o pedestre. No entanto, com o aumento do fluxo de veículos e o aumento da população da cidade, sobretudo com a construção de novos loteamentos na região do Parque Minas Gerais, o trevo se tornou uma ameaça à segurança da população e dos motoristas.
Procurada pela reportagem do Jornal Novo Negocião, a Prefeitura de Ourinhos respondeu que a responsabilidade pela Rodovia Raposo Tavares é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O DER foi contatado e, até o término dessa edição, não emitiu nenhuma nota em resposta. Em seu site oficial na internet (der.sp.gov.br), consta uma matéria, datada do mês de maio de 2016, na qual o órgão afirma estar fazendo um trabalho de mapeamento do fluxo de cargas no trecho da Raposo Tavares que corta Ourinhos, mas até o momento, nada foi realizado para disciplinar o trânsito.
Há alguns anos da reforma do trecho da Rodovia Melo Peixoto (SP 278), a população dos bairros Jardim Itamaraty, Pacheco Chaves e do Conjunto Habitacional Moradas Ourinhos, que soma cerca de 4 mil pessoas, corre riscos todos os dias por causa de um projeto mal elaborado das alças de acesso. Os bairros foram isolados da cidade e cercados por um canteiro central que oferece apenas duas passagens, uma de entrada e uma de saída, para um grande fluxo de veículos e pessoas. Alheios às reclamações dos moradores e dos motoristas, as autoridades permanecem inertes.
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