sábado, 05 de julho de 2025

Resumo do oitavo dia de paralização dos caminhoneiros em Ourinhos

Publicado em 29 maio 2018 - 03:05:15

           

Marcília Estefani

O 8º dia de paralização dos caminhoneiros começou com uma certeza: Apesar do Governo Federal ter tomado algumas medidas que irão beneficiar os caminhoneiros, os profissionais da estrada de todo o país asseguram que continuarão parados.

Fim da greve – Logo pela manhã Ariovaldo Almeida Júnior, representante do SINDICAM de Ourinhos, provável líder da manifestação nacional, divulgou direto de Brasília pelas redes sociais o fim da greve, afirmou que as pautas dos caminhoneiros foram atendidas, que houve uma grande vitória e frisou que o movimento dos caminhoneiros está resolvido e que as outras manifestações populares que estão surgindo são independentes e deixou os profissionais a vontade para decidirem o que quiserem daqui pra frente.

Apesar das decisões do governo, caminhoneiros acampados em Ourinhos afirmaram que não arredarão o pé do acampamento e convocaram comerciantes e outros profissionais para abraçar juntos a causa.

Reunião na ACEO – Ainda na parte da manhã desta segunda-feira, 28, representantes dos caminhoneiros acampados em Ourinhos e comerciantes estiveram em reunião com a diretoria da ACEO – Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, onde pediram apoio do comércio para continuarem a paralisação. A entidade demonstrou seu apoio de forma democrática e emitiu convite aos associados para participarem da manifestação, respeitando a vontade de cada um. 

Manifestação Praça Mello Peixoto – Ficou confirmado uma mobilização na Praça Mello Peixoto ás 16h30, quando grande número de ourinhenses se reuniram em sinal de apoio ao movimento dos caminhoneiros e em protesto pelos altos preços dos combustíveis em geral, contra a corrupção, por mais justiça e igualdade.

Os manifestantes seguiram para a Câmara de Vereadores da cidade, onde o povo unido cantou o Hino Nacional e aos poucos se dispersou. Uma grande parte seguiu ainda para o acampamento do Ville de France, na Rodovia Mello Peixoto.

O Presidente da Câmara dos Vereadores, Alexandre Dauage (PRB) acompanhou a manifestação e em entrevista ao Jornal Negocião afirmou que apoia o movimento e que o momento é favorável para a população acordar para o ano eleitoral, para o voto consciente. 

Abastecimento dos Postos de Ourinhos – Na sequência, o assunto que abalou a cidade foi o abastecimento de alguns postos de combustíveis, que colecionaram longas filas de motoristas a fim de conseguir abastecer.

Na verdade, o produto que chegou ao Posto Marinho foi direcionado apenas ao abastecimento de veículos oficiais do SAMU, UNIMED, Polícias Civil, Militar e Ambiental, CPFL e SAE.

“Estamos proibidos de abastecer veículos particulares”, declarou Alexandre Marinho, proprietário do posto.

Santa Casa – A Santa Casa de Ourinhos, que logo pela manhã publicou nota suspendendo transporte para tratamento médico por conta da falta de combustível, explicou que a ação é emergencial da Secretaria de Saúde e foi tomada com o objetivo de garantir ao menos a continuidade dos tratamentos de câncer feitos no Hospital Amaral de Carvalho. Na terça-feira, 29, serão divulgadas novas ações, diante do reabastecimento da frota de transporte da Secretaria.

Ainda na noite desta segunda-feira, a entidade emitiu ofício cancelando a partir da quarta-feira, 30, todos os procedimentos eletivos, inclusive as cirurgias, como medida preventiva para garantir o atendimento dos pacientes internados, bem como os atendimentos de urgência e emergência.

Prateleiras vazias – Supermercados receberam clientes com muitas prateleiras vazias, já falta verduras, legumes, carnes e leite e já limitam quantidade de vendas dos produtos que ainda estão nos estoques. O gás de cozinha também está em falta na cidade.

Transporte – A AVOA, responsável pelo transporte público na cidade, continua circulando em horários especiais, como anunciado na última quarta-feira, 23. Em suas linhas intermunicipais, houve nova alteração nos horários dos ônibus Ourinhos – Marques dos Reis (5h55; 6h30, 7h30, 12h30, 17h30, 18h30, 22h00) e Jacarezinho – Ourinhos (5h55, 6h30,6h55, 7h30, 13h30, 18h30, 23h30).

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.