quarta, 17 de abril de 2024

Saúde de Ourinhos já oferece serviço de Telemedicina na área de cardiologia

A Telecardiologia já está presente no Postão, UBS Cohab e Vila Brasil

 

 

Da redação

 

 

Na última semana, e antes de deixar a Secretaria de Saúde, o agora Secretário de Governo Caio Lima anunciou algumas novidades na área da saúde em Ourinhos com a criação do Centro Especializado de Diabetes, Obesidade e Telemedicina, que promete oferecer mais rapidez e qualidade nos atendimentos médicos da população.

 

Caio Lima

 

Em breve, em um novo espaço amplo e moderno, o Centro Especializado vai cuidar ainda melhor dos diabéticos disponibilizando consulta médica e endocrinologia, consulta e avaliação com nutricionista, consulta de enfermagem, além de fornecimento de insulina e insumos. Ainda com consulta médica para controle dos pacientes que fazem o uso da bomba de insulina.

Para a Obesidade, teremos uma equipe multidisciplinar com médico, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e fisioterapeuta. Haverá ainda um espaço próprio para trabalhar em grupo com orientação, avaliação física e também atividade física, seguindo ainda o protocolo de avaliação da Secretaria de Saúde do Estado para posterior encaminhamento de cirurgia bariátrica.

Já a Telemedicina é a prestação de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, que permite um aumento no serviço de consultas com médicos de várias especialidades através de um atendimento mais ágil, evitando-se o deslocamento do paciente.

O programa de Telemedicina iniciou os atendimentos com a especialização da Cardiologia, proporcionando um diagnóstico mais rápido, prático e preciso nas doenças cardíacas. O paciente já tem o diagnóstico no primeiro encontro, acelerando um eventual início de tratamento.

A Telecardiologia já pode foi implantada no Posto de Saúde I de Ourinhos, o Postão, na UBS da Cohab e UBS da Vila Brasil. Em breve a UBS da Vila Margarida também deve receber um ponto para a especialidade.

Após passar por um clínico geral de qualquer UBS e ter um pedido de um exame eletrocardiograma, o paciente pode procurar uma das unidades de saúde que já atendem o programa, onde fará o exame e os técnicos responsáveis já emitirão um laudo e entrarão em contato através de um grupo de WhatsApp com médicos especialistas, que avaliarão o exame na mesma hora orientando o paciente, encurtando o tempo para o início de um tratamento eficaz para cada caso.

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.