sexta, 21 de novembro de 2025

SAÚDE EM ALTA: Ourinhos se torna referência regional em serviços médicos do SUS  

Publicado em 10 set 2024 - 12:21:09

           

Reformas e ampliação de unidades básicas de saúde melhoram o atendimento à população e desafogam emergências na cidade

Da Redação

Nos últimos anos, Ourinhos tem se destacado como um centro regional de referência em serviços médicos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outras medidas, trouxe melhorias significativas para a cidade, ampliando a capacidade de atendimento em casos de pequena e média complexidade, além de fortalecer os serviços de urgência e emergência.

Nossa equipe de reportagem visitou diversas unidades de Ourinhos durante alguns dias e conversou com pacientes que dependem do serviço público quando buscam saúde.

Nova UPA além de ampliada, modernizada, tem até lanchonete ao lado

P.A. COHAB – O Pronto Atendimento criado ao lado do Posto de Saúde da Cohab da Vila Odilon contribuiu para desafogar a UPA, oferecendo mais opções à população que depende do sistema público de saúde.

Pronto atendimento da Cohab

Antônio de Souza, de 62 anos, morador do Jardim Itamaraty, comenta sobre as mudanças percebidas: “Eu já estive na UPA depois da reforma, o atendimento melhorou muito, hoje tem até lanchonete ali do lado. Meus netos também já precisaram usar o Pronto Atendimento da Cohab, foi uma bênção. É um atendimento humanizado e serviu para desafogar um pouco a UPA. Ourinhos está crescendo bastante, e os serviços de atendimento para o povo têm que crescer também”.

“POSTÃO” – A ampliação do atendimento de urgência do Centro de Saúde I, conhecido como Postão, que agora atende até às 22h00, também foi uma ação importante.

A moradora do Parque Minas Gerais, Maria Aparecida Almeida, reforça essa percepção ao relembrar os tempos difíceis de espera na Santa Casa: “Antes, ficávamos horas para sermos atendidos no pronto-socorro. Hoje, temos alternativas como a UPA, o Pronto Atendimento da Vila Odilon e o Postão. Isso foi muito positivo, e até o atendimento na Santa Casa melhorou”. 

A falta de medicamentos na farmácia do Postão teve redução drástica nos últimos anos

Além disso, Ana Lúcia Ferreira, 71 anos, da Vila Brasil, destaca as melhorias nas Unidades Básicas de Saúde: “Tenho percebido que a falta de remédios e de médicos diminuiu bastante nos últimos anos. Nossa cidade é um exemplo para as cidades vizinhas”.

SANTA CASA – A Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos também é referência, sendo considerada uma das três melhores do Estado de São Paulo. E vem recebendo cada vez mais melhorias, ampliações e novos equipamentos.

A Santa Casa de Ourinhos possui equipamentos modernos que a tornam referência no Estado

Os maiores elogios dos pacientes e acompanhantes são principalmente para o serviço de “hotelaria” do hospital de Ourinhos, como declara Maria Lúcia da Silva, moradora do Jardim das Paineiras. “Tive meu pai e minha mãe internados na Santa Casa e fiquei surpresa com a limpeza, a higiene, as camas novinhas, os equipamentos modernos, o atendimento e o carinho de médicos e pacientes com eles. Eu, inclusive, que conheço o hospital de outras épocas, observei muito a diferença. E nunca paguei um centavo, tudo pelo SUS”, disse.

TRANSPORTES DE PACIENTES E ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO – Outra evolução observada entre os pacientes que utilizam o transporte público para serem atendidos fora de Ourinhos nos últimos anos é a frota de veículos, a prestatividade e a rapidez no atendimento.

“Antes a gente precisava ir para Jaú ou outra cidade para fazer tratamento, consulta ou levar um parente e demorava o dia inteiro pra voltar, pois tinha que esperar o último ser liberado, era um grande sofrimento. Depois, colocaram uma Van que sai cedo e já traz a gente de volta. Os pacientes que são atendidos na parte da tarde, vão em outros veículos em separado”, declarou Odete Ferreira, moradora do Conjunto Helena Bráz Vendramini.

A frota que transporta pacientes de Ourinhos para outras cidades foi modernizada

“Hoje, o agendamento também é muito mais ágil, as ambulâncias são novas, a gente não sofre como antes e os motoristas e enfermeiros são muito mais educados e atenciosos”, afirmou Elza Junqueira do Jardim Manhatan, que precisa ir constantemente até São Paulo para tratamento.

A munícipe também tem o pai acamado e recebe constantemente visitas de médicos e enfermeiros que fazem avaliação do paciente, curativos e quando necessário viabilizam internação.

AME – O AME – Ambulatório Médico de Especialidades é outra referência. Apesar de ser um órgão de responsabilidade do Governo do Estado, é administrado atualmente pela mesma organização que administra a Santa Casa, a UPA e os PAs da Cohab e do Postão.

“Isto nos facilitou muito, pois hoje passamos por um médico no postinho, pedem exames ou encaminham a gente para um especialista. Rapidamente são agendados consultas e exames, não precisamos mais ficar esperando como era antes”, afirmou Ana Carolina Soares, que reside no Parque Pacheco Chaves. 

CIRURGIAS ELETIVAS / EXAMES – Finalizando, nossa equipe constatou outro fator importante que eleva ainda mais o conceito de Ourinhos na área de atendimento pelo SUS: o grande número de cirurgias eletivas realizadas, mesmo tendo passado por um período de pandemia. Desde 2017 foram realizadas 4.362 cirurgias, sendo 1.761 só em 2023 e 2024, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

“Sei de pessoas que esperaram muito tempo antes de conseguir fazer sua cirurgia, alguns até acabaram não conseguindo em outras épocas. Mas quando marcaram minha cirurgia de vesícula, foi rapidinho”, pontuou Salete Corrêa, moradora do Jardim Guaporé.

Já referente à coleta de exames de sangue e outros, é tudo feito sob agendamento e os resultados são liberados rapidamente, permitindo agilidade nos diagnósticos e tratamentos adequados. 

“Hoje, nós colhemos sangue no posto de saúde de manhã e, muitas vezes, já temos o resultado no mesmo dia pela Internet sem pagar nada, antes não era assim”, comentou Patrícia Aquiles, que reside na Vila Boa Esperança, 1ª secção.

Nova Ala da UPA

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.